tipos de guitarras

Guia Completo: Conheça os Principais Tipos de Guitarras

Hoje, ao longo deste nosso conteúdo, faremos um guia completo sobre os principais tipos de guitarras que existem na atualidade.

Para aqueles que estão buscando por um guia completo sobre guitarras, indo desde a história delas até os principais estilos que existem atualmente, não temos dúvidas que este é o conteúdo certo.

Além disso tudo, também lhe mostraremos quais são os cuidados mais importantes que você deve tomar antes de comprar a sua primeira guitarra e quais são os modelos mais recomendados para iniciantes.

Mas, antes de começarmos, compartilhe este nosso conteúdo em suas redes sociais e com os seus amigos que também estão buscando por tipos de guitarras.

Sendo assim, para aqueles que estavam procurando por um conteúdo de alta qualidade sobre tipos de guitarras, vamos lá!

Bestseller No. 1
Guitarra Wgs Vermelha Winner
  • Clássico modelo ST de guitarra, tem corpo de Basswood, braço de maple, escala de Rosewood, tarraxas blindadas, três captadores single coil cerâmicos, ponte trêmolo, trastes jumbo e escala com 22 casas. Acompanha alavanca.
OFERTA!Bestseller No. 2
Guitarra Para Leigos
  • Chappell, Jon (Author)
  • 400 Pages – 03/16/2020 (Publication Date) – Alta Books (Publisher)
Bestseller No. 3
Curso prático de guitarra v1
  • Nogueira, Régis (Author)
Bestseller No. 4
Guitarra elétrica TAGIMA – TG 500 BK DF BK, Black Dark Fingerboard Mint Green
  • Guitarra elétrica tagima estilo strat
  • Captadores 3 single coils cerâmicos
  • 6 cordas
  • Feito com materiais de qualidade

História da Guitarra

Para começarmos este nosso conteúdo da melhor forma, antes mesmo de adentrarmos sobre os estilos de guitarras que existem, é válido falarmos mais sobre a história deste instrumento incrível que é a Guitarra.

Por mais incrível que pareça, as guitarras têm uma longa história que remonta a pelo menos 4.000 anos atrás, quando os antigos egípcios começaram a usar um instrumento de cordas com um pescoço longo e uma caixa de ressonância. Ao longo dos séculos, esse instrumento evoluiu e mudou de forma até chegar à forma moderna da guitarra.

Mas, no século 16, os violões espanhóis foram aprimorados com o uso de cinco cordas, e no século 18, a guitarra de seis cordas que conhecemos hoje em dia foi desenvolvida.

Dessa forma, durante o século 19, a guitarra se tornou cada vez mais popular como um instrumento solo e de acompanhamento em diferentes gêneros musicais.

Com o passar do tempo, já no início do século 20, a guitarra elétrica foi desenvolvida. O desenvolvimento da guitarra elétrica permitiu que o som do instrumento fosse amplificado – como temos nos dias atuais.

Rock e outros estilos

Ao falar da história da guitarra, é impossível não falar sobre o Rock. O “Rock And Roll” tem uma ligação especial e, sem dúvidas, foi um pilares que fizeram com que a guitarra fosse um dos instrumentos mais adorados.

Assim, com o surgimento do rock and roll na década de 1950, a guitarra elétrica se tornou o instrumento principal da música popular. Mas, é sempre bom lembrar que não foi apenas o Rock que usou da guitarra como instrumento “base”. Na verdade, muitos outros estilos musicais, desde blues e jazz até heavy metal e punk rock, foram quase que dominados pela guitarra.

Hoje, a guitarra é um dos instrumentos musicais mais populares em todo o mundo. Mas, agora que já conhecemos mais sobre a guitarra, é interessante comentarmos um pouco sobre as diferenças entre a guitarra e o violão.

Diferenças Principais entre uma Guitarra e um Violão

tipos de guitarras

Sempre que comentamos sobre guitarras, vemos que muitas pessoas confundem este instrumento com o violão.

Embora a guitarra e o violão tenham muitas semelhanças, eles são instrumentos diferentes.

Na verdade, existem algumas diferenças principais entre esses instrumentos que fazem com que cada um deles tenham as suas principais características e estilos.

Número de Cordas

Sendo assim, a primeira e mais óbvia diferença é em relação ao número de cordas. Desse modo, vemos que o violão geralmente tem seis cordas, enquanto a guitarra pode ter de quatro a seis cordas, dependendo do modelo. Mais para frente, nós entraremos em detalhes sobre os modelos de guitarras que existem. Contudo, é importante que você tenha em mente que a guitarra tem essa diferenciação no número de cordas.

Mas, somado a isso, a disposição das cordas também pode ser diferente.

Com a guitarra frequentemente tendo as cordas dispostas em pares de duas (chamadas de cordas duplas). Enquanto o violão geralmente tem cordas únicas. Outra diferença é o tamanho do corpo do instrumento. O violão é geralmente maior do que a guitarra e tem um corpo mais arredondado, enquanto a guitarra pode ter um corpo mais fino e com formas diferentes.

Quando entrarmos mais a fundo nos modelos de guitarras que existem, você notará que temos diversos tipos de tamanhos e formatos de guitarras, cada uma com as suas particularidades

Escala

A escala também pode ser diferente, com o violão geralmente tendo uma escala mais longa do que a guitarra, o que pode afetar a posição dos trastes e a facilidade de tocar certas notas.

Assim, além das diferenças físicas, os dois instrumentos também têm algumas diferenças em termos de estilo musical e técnica. O violão é frequentemente associado a estilos de música acústica e tradicional, como o folk, o blues e o country, enquanto a guitarra é mais comumente usada em estilos musicais como o rock, o metal e o jazz.

A técnica de tocar também pode ser diferente, com o violão frequentemente exigindo uma abordagem mais suave e dedilhada, enquanto a guitarra pode ser tocada com uma técnica mais agressiva e com uso frequente de palhetas. No entanto, essas diferenças não são rígidas e muitos músicos usam ambos os instrumentos em vários estilos de música.

Agora que você já conhece bem sobre as diferenças entre uma guitarra e um violão, é essencial falarmos mais sobre o processo de aprendizagem para que uma pessoa consiga tocar guitarra.

Se você quer saber mais sobre as guitarras, nós recomendamos que você dê uma conferida com calma em nosso Guia de Guitarras para Iniciantes. Ele poderá lhe auxiliá-lo.

[Clique aqui para conhecer nosso Guia Completo de Guitarras para Iniciantes]

Processo de Aprendizagem para Aprender Guitarra

tipos de guitarras

Talvez não seja necessariamente o seu caso, mas, existem muitas pessoas que mistificam o processo de aprendizagem da Guitarra. Diferente do violão, que é um instrumento que está mais no nosso dia a dia, vemos que no caso da Guitarra, por não estar tão presente em nossa rotina, muitas pessoas criam bloqueios em relação ao aprendizado.

Explicando da maneira mais prática possível, vemos que o processo de aprendizagem para que uma pessoa saia do zero e consiga tocar uma guitarra depende de alguns fatores.

O primeiro fator é referente as possíveis experiências prévias que essa pessoa pode ter.

Obviamente, como você já deve imaginar, uma pessoa que já tem experiência com instrumentos parecidos, como o violão, por exemplo, tende a aprender de forma mais rápida do que outra que não têm essa experiência.

Sendo assim, vemos que há também um fator que influenciará muito nesse processo, que é a questão do método.

Existem dezenas de métodos para você conseguir aprender guitarra. Logo, para cada método que você escolher, haverão algumas dificuldades normais do processo e outras facilidades.

Se você não faz ideia de como começar a tocar guitarra, o que mais podemos sugerir é que você confira o nosso conteúdo completo onde lhe mostramos a melhor forma de uma pessoa iniciante aprender guitarra.

[Confira nosso conteúdo sobre como aprender Guitarra]

Tempo Médio que Leva para cada Pessoa Aprender Guitarra

Um ponto agora que costuma trazer dúvidas e que faz com que as pessoas pensem em desistir de tocar guitarra é exatamente a questão do tempo médio que leva para que uma pessoa consiga dominar e tocar guitarra com plena capacidade.

Bom, assim como havíamos mencionado antes, existe uma série de fatores que pode fazer com que você consiga aprender guitarra mais rápido e outros fatores que podem atrasar seu aprendizado.

O método de ensino é um dos mais importantes e que mais pode realmente gerar diferença. É por isso que nós recomendamos tanto que as pessoas que queiram aprender guitarra acabem começando pelo nosso conteúdo sobre Curso de Guitarra.

Ao invés de ficar buscando por vários métodos, o que fará com que você aprenda guitarra de forma rápida é exatamente ir do começo ao fim por um método comprovado.

Mas, levando em conta todas as dificuldades que provavelmente você terá ao longo desse processo, é válido falarmos um pouco sobre o tempo médio que levará para cada pessoa aprender a tocar guitarra.

Nesse caso, podemos considerar que o prazo médio para uma pessoa dominar a guitarra é de 4 a 6 meses, a depender do nível de aprendizado dela, é claro.

O que fazer para conseguir comprar uma boa guitarra?

Do mesmo modo que havíamos dito em nosso conteúdo sobre como conseguir comprar uma boa guitarra, existem alguns pontos importantes que uma pessoa deve fazer para que ela consiga encontrar uma boa guitarra para a realidade dela.

Um dos maiores problemas que as pessoas costumam ter quando estão pensando em comprar uma guitarra é de não saber exatamente qual modelo escolher. Esse é um erro clássico.

A guitarra, principalmente por se tratar de um instrumento caro, acaba que há uma certa pressão para você não comprá-la de forma errada. Quando falamos errada, não nos referimos a comprar um modelo ruim, mas sim um modelo que não atende bem as suas necessidades.

Por isso, é quase que imprescindível que, antes de escolher a primeira guitarra da coleção, você tome um certo cuidado com alguns critérios. Analisando os quatro critérios que iremos lhe mostrar a seguir, você reduzirá drasticamente as suas chances de errar ao comprar uma guitarra.

Sendo assim, confira cada um deles com máxima atenção.

4 Cuidados antes de comprar uma Guitarra

01. Modelo

Começando pelo modelo, é interessantíssimo que você entenda que existe mais de um modelo de guitarra.

Quando falamos em modelo, estamos nos referindo a parte tipo de guitarra.

Logo a frente, depois de lhe falarmos sobre os cuidados para tomar antes de comprar uma guitarra, nós comentaremos mais sobre os tipos de guitarras que existem.

Contudo, para que você entenda melhor sobre os modelos de guitarras que temos, podemos citar alguns deles, bem como:

Telecaster;

SG;

Les Paul;

Entre outros. Um ponto importante e que você deve estar atento é que há uma diferenciação de preços entre os tipos de guitarras. Existem alguns tipos que são mais caros, enquanto outros são um pouco mais baratos.

Por último, comentando ainda sobre modelos, uma dúvida clássica que as pessoas têm é em relação a qual o melhor tipo de guitarra para iniciantes. Na nossa opinião, um dos melhores tipos pros iniciantes é a Telecaster ou a SG, mas existem muitas outras guitarras excelentes.

02. Preço

Como segundo critério a ser analisado antes de realmente comprar a sua primeira guitarra, é fundamental que você olhe para o preço da Guitarra.

Principalmente quando estamos começando e ainda não temos uma guitarra, vemos que algumas pessoas têm a tendência a começar por uma guitarra super profissional, mesmo quando ainda não dominam o instrumento. Mesmo que você tenha um orçamento super amplo e que lhe permita comprar uma ótima guitarra para a sua coleção, se você ainda não domina o instrumento, nós sugerimos que você comece com uma guitarra mais básica.

Essa é uma decisão boa porque, além de não precisar gastar tanto, você não corre o risco de comprar uma super guitarra, mas depois perceber que esse não é o seu instrumento favorito. Mesmo sendo algo difícil de acontecer.

Dessa forma, quando mostrarmos os modelos de guitarras que existem, nós sugerimos que você inicie sempre pelos mais básicos, esses tendem a ser os melhores para quem está começando.

03. Marca

Em relação as marcas, como você notará mais para frente, existem muitas marcas famosas de guitarras. Cada uma das marcas conta com as suas particularidades, preços e história.

Sendo assim, essa questão da marca, principalmente para quem está iniciando, pode gerar algumas dúvidas, principalmente na hora de escolher uma guitarra para comprar. Mas, não se preocupe, pelo menos no começo, isso não fará tanta diferença.

O ideal é que você encontre uma marca que tem um grande tempo de mercado, pois faz com que você consiga ter a tranquilidade em saber que aquela marca conta com uma história e tem uma ‘garantia de qualidade’, afinal, ela já fabrica guitarras há muitos anos.

De uma forma diferente, para o público que já entende mais de guitarra, vemos que a questão da marca acaba tendo um peso diferente. No caso, ela deixa de ser apenas um ‘detalhe’, como é para os iniciantes, e passa a ser uma questão mais de história. No caso, quem já conhece de guitarra muitas vezes valorizará mais um modelo por causa da história da sua marca do que necessariamente pelo modelo.

04. Acessórios

Como quarto e último ponto que achamos importante que você se atente, temos a questão dos acessórios. Hoje, para quem está começando, não é necessariamente preciso começar por acessórios super completos.

Na verdade, você pode começar gastando muito pouco. Se você tiver uma guitarra bacana e um bom amplificador, já será o suficiente para que você consiga começar a tocar.

Por isso, não se apegue tanto aos acessórios, eles são apenas detalhes.

Se você quiser ver de forma completa as recomendações que deixamos para quem quer comprar a sua primeira guitarra, vale a pena conferir este nosso conteúdo:

[Veja nosso Guia para Comprar Guitarra]

Quais são as principais marcas de Guitarras e os seus principais modelos?

Agora que você já sabe os pontos de atenção a serem analisados antes de comprar uma Guitarra, iremos falar melhor sobre as principais marcas de guitarras que temos na atualidade e os seus respectivos modelos.

Para aqueles que estão fora do mercado de guitarras, sem conhecer bem os modelos e marcas que existem, é interessante dar uma conferida nessas marcas e ver mais os modelos que elas dispõem.

Desse modo, agora, vamos lhe apresentar cinco marcas de guitarras:

  • Cort;
  • Tagima;
  • Gibson;
  • Ibanez;
  • Newen;

Cort

tipos de guitarras - Cort

Começando, vamos falar sobre a Cort. A marca de guitarras Cort foi fundada em 1960 em Seul, na Coreia do Sul. Como uma empresa terceirizada para fabricantes de instrumentos musicais japoneses. Com o passar do tempo, a Cort começou a produzir seus próprios modelos de guitarra e ampliou seu alcance globalmente.

Ao longo dos anos, a empresa se destacou por sua abordagem inovadora na construção de guitarras, utilizando materiais de alta qualidade e técnicas avançadas de fabricação.

Além disso, vale ressaltar que a Cort tem sido uma das principais fabricantes de guitarras do mundo, oferecendo instrumentos de alta qualidade a preços acessíveis. A empresa ganhou vários prêmios por sua excelência em design e qualidade de construção de instrumentos, e seus produtos são frequentemente utilizados por músicos profissionais em todo o mundo.

Dessa forma, a Cort continua a inovar, lançando novos modelos de guitarra regularmente e investindo em tecnologias avançadas de construção de instrumentos para manter sua posição como uma das principais marcas de guitarras no mercado global.

Com base em tudo isso, agora, vamos mostrar alguns dos modelos da marca Cort. Mas, antes, se você quiser saber mais sobre a marca, confira esse nosso conteúdo:

[Clique aqui para ver nosso conteúdo sobre a Guitarra Cort]

Guitarra Cort 250

Falando um pouco sobre os modelos de guitarra Cort, vamos começar pelo modelo de Guitarra Cort 250.

Esta é uma guitarra do tipo Les Paul que conta com um valor um pouco mais elevado, o que faz com que ela atenda melhor ao público colecionador ou aqueles que já têm experiência com guitarras. Não que um iniciante não possa comprá-la, mas por ser um modelo mais caro, ela costuma atender mais a este público que já tem uma afinidade com guitarras.

Sendo assim, vendo ela, vemos que é uma guitarra com um design extremamente estiloso e único.

Realmente é uma guitarra muito bonita e que, de certa forma, remete muito aos modelos antigos de guitarras. Para aquelas pessoas que gostam de guitarras com um estilo vintage, não temos dúvidas que a Cort250 será uma excelente opção.

Somado a tudo isso, vemos também que as avaliações dessa guitarra são fantásticas. Muitas pessoas elogiam e dizem que este é um modelo de guitarra que vale muito mais do que está sendo comercializada.

Por isso, para quem busca conhecer melhor sobre a Guitarra Cort 250, vale a pena conferi-la:

[Clique aqui para conferir a Cort250]

Guitarra Cort Kx300

Como segundo e último modelo de guitarra Cort que iremos falar hoje, temos a Cort Kx300

Tendo uma estrutura feita de Freixo e Ácer, essa é uma guitarra extremamente resistente e que ficará com você por longos anos.

Um ponto importante a ser ressaltado em relação a essa guitarra é que, assim como o modelo Cort250, ela é uma guitarra com um preço elevado.

Então, se você está procurando por um tipo de guitarra que seja mais barato, vemos que esses dois modelos da Cort que citamos tendem a não lhe atender tão bem.

Mas, voltando para a Kx300, notamos que ela é uma guitarra de 6 cordas. Um outro ponto que faz muita diferença na estrutura dela é a estrutura do braço.

Assim como ressaltamos, ela é super resistente. No caso, a estrutura do braço desta Guitarra é de Jacarandá.

Para quem quer ter uma guitarra Cort fantástica na Coleção, vale a pena conhecer este modelo.

[Conheça a Guitarra Cort Kx300]

Outros modelos de Guitarra Cort

Em nosso conteúdo sobre a história da Guitarra Cort, também apresentamos vários outros modelos de guitarras da marca.

Por isso, para quem está procurando por opções de guitarras da Cort, vale muito a pena dar uma conferida com calma no outro conteúdo que fizemos.

Tagima

tipos de guitarras - Tagima

Indo agora para uma segunda marca, nós falaremos da marca Tagima.

Sendo assim, a marca brasileira de guitarras Tagima tem uma história que se inicia quando o luthier Seizi Tagima começou a trabalhar na construção de guitarras em sua oficina em São Paulo.

Com o passar do tempo, ele fundou a empresa de instrumentos musicais Tagima com o objetivo de produzir guitarras de alta qualidade com preços acessíveis. Algo que não era visto com tanta frequência aqui no país.

Ao longo dos anos, a empresa se consolidou como uma das principais marcas de guitarras no Brasil, com uma variedade de modelos que abrangem diferentes estilos musicais.

Seguindo, a Tagima começou a expandir seus negócios para outros países da América Latina, e hoje em dia, seus instrumentos são vendidos em todo o mundo. Ela é uma empresa referência ao se falar sobre guitarras de alta qualidade.  Além de guitarras elétricas e acústicas, a Tagima também produz baixos, violões, amplificadores e outros acessórios musicais.

Fizemos um conteúdo rico em detalhes, contando tudo que você precisa saber sobre a história da Tagima. Vale a pena conferir:

[Conheça mais sobre a História da Tagima]

Dessa forma, agora que você já conhece sobre a história da Tagima, é interessante comentarmos um pouco sobre alguns dos modelos da marca.

Por isso, vamos conhecer um dos principais modelos:

Guitarra Tagima Tw55

Sendo um modelo de guitarra da Tagima que conta com um valor muito acessível, temos a Tagima Tw55.

Essa é uma guitarra do tipo telecaster da marca Tagima que conta com um valor muito atrativo e que, para quem está procurando por uma guitarra para comprar, pode valer muito a pena.

Falando um pouco mais sobre a Tagima Tw55, vemos que a estrutura dela é feita em Álamo e madeira de Ácer, fazendo com que ela seja uma guitarra super resistente. Mas, somado a tudo isso, vemos também que ela conta com as cordas feitas em aço inoxidável. Tudo isso para que você consiga usar a guitarra por um bom tempo.

Um outro ponto que destaca bastante ela é que ela é uma guitarra de seis cordas.

Para quem quiser conferir mais dela, vale a pena dar uma olhada:

[Conheça a Tagima Tw55]

Gibson

tipos de guitarras - Gibson

Em terceiro lugar, temos a Gibson. A Gibson é uma das mais icônicas marcas de guitarras no mundo da música. Além de ser uma marca muito conceituada, ela tem um tempo de mercado muito grande.

Para termos uma ideia, ela foi fundada em 1894 por Orville Gibson. No início, a empresa originalmente produzia instrumentos de arco, como violões e mandolins.

No entanto, com o passar do tempo, a Gibson apresentou a Gibson ES-150. A partir desse momento, a Gibson se tornou sinônimo de guitarras elétricas de alta qualidade, com modelos lendários como a Gibson Les Paul e a Gibson SG.

A empresa também é conhecida por sua abordagem inovadora na construção de guitarras, incluindo a utilização de materiais como a madeira de mogno e a implementação de técnicas de escultura e design elaborados.

A Gibson tem uma longa história de colaboração com artistas famosos que ajudaram a moldar o som e a estética da marca.

Embora a Gibson tenha passado por problemas financeiros e de gestão ao longo dos anos, a marca continua a ser altamente valorizada pelos músicos e colecionadores de todo o mundo, com guitarras Gibson sendo frequentemente consideradas um símbolo de status e excelência no mundo da música.

Se você quiser conhecer mais sobre a história da marca, sugerimos que você veja o conteúdo que fizemos comentando exclusivamente sobre a história da Gibson:

[Clique aqui para conhecer a história da Gibson]

Para que você conheça mais sobre os modelos da marca, vamos lhe mostrar um dos modelos feitos pela Gibson.

Guitarra Gibson SG Special Ve Vintage Work Cherry

Ao falarmos sobre os modelos de guitarra da marca Gibson, vemos que a Guitarra Gibson SG Special Ve Vintage Work Cherry é uma das guitarras mais desejadas.

Essa é uma daquelas guitarras Gibson que conseguem trazer todo o estilo e elegância dos modelos antigos da Gibson.

Comentando um pouco mais sobre ela, vemos que ela é uma guitarra feita com madeira de Mogno, que conta com uma ótima resistência.

Para aqueles que querem uma guitarra Gibson fantástica para a coleção, vale muito a pena conferir este modelo:

[Conheça a SG Special Ve Vintage Work Cherry Gibson]

Ibanez

tipos de guitarras - Ibanez

A marca de guitarras Ibanez foi fundada por Hoshino Gakki, no Japão, inicialmente como uma loja de instrumentos musicais. A empresa começou a fabricar guitarras em meados da década de 1930, mas foi com o passar do tempo que a Ibanez começou a ganhar reconhecimento mundial por seus modelos de guitarra elétrica.

Nos anos seguintes, a Ibanez expandiu sua linha de produtos para incluir baixos, violões e outros instrumentos musicais, e também se concentrou na inovação em tecnologias de construção de instrumentos, como a utilização de materiais compostos e técnicas avançadas de modelagem de som.

A Ibanez é uma das principais marcas de guitarras no mundo da música, conhecida por sua qualidade de construção e design inovador, com seus instrumentos sendo frequentemente utilizados por músicos profissionais em todo o mundo.

Mas, se você quiser conhecer mais sobre a história da marca Ibanez, assim como fizemos em outras marcas, recomendamos que você veja nosso conteúdo sobre ela:

[Conheça mais a história da Ibanez]

Além disso, é interessante que você veja também um dos modelos da marca:

Guitarra Ibanez GRGR 221

A Guitarra Ibanez GRGR 221 é um modelo da Ibanez que conta com um design e estilo muito bonito. Sendo uma guitarra elétrica de seis cordas, com uma cor muito diferente do convencional, a GRGR221 acaba atraindo muito aquelas pessoas que estão pensando em comprar uma guitarra, mas que ainda não escolheram um modelo. 

Comentando mais sobre o material em que ela é feita, vemos que ela é uma guitarra feita com madeira de okoume. 

Somado a isso, as cordas são feitas em aço.

Na questão dos valores, mesmo se tratando de uma guitarra de uma marca super reconhecida e que tem uma grande notoriedade, vemos que ainda sim ela é um modelo muito acessível.

Hoje, a Guitarra Ibanez GRGR 221 custa menos de R$3.000,00. 

Comparado a outros modelos que já falamos por aqui, é inegável que ela é uma guitarra super barata. 

Sendo assim, para quem quiser saber mais sobre ela, vale a pena dar uma olhada:

[Conheça mais sobre a Guitarra Ibanez GRGR 221]

Newen

Tipos de Guitarra - Newen

Como última marca que iremos falar hoje, temos a Newen. 

Sendo uma marca de guitarras Newen que foi fundada Argentina, com o objetivo de oferecer instrumentos musicais de alta qualidade a preços acessíveis. A empresa se concentrou em fornecer guitarras elétricas personalizáveis que atendam às necessidades individuais de cada músico. O que acabou dando muito certo.

A Newen também se destaca por sua abordagem ecologicamente correta na produção de guitarras. Assim, utilizando madeira sustentável e práticas de produção amigáveis ao meio ambiente.

Desde o seu lançamento, a marca ganhou reconhecimento mundial por sua qualidade de construção e design inovador. Com isso, ela já ganhou vários prêmios internacionais de design e inovação. A Newen continua a crescer e expandir sua linha de produtos, oferecendo guitarras personalizadas de alta qualidade para músicos de todos os níveis. Inclusive, os iniciantes.

A marca também é conhecida por seu compromisso com a comunidade musical. Dessa forma, vemos que a Newen acaba apoiando músicos locais e eventos musicais em toda a Argentina e além. A Newen tem o potencial de se tornar uma das principais marcas de guitarras no mercado global, com sua abordagem inovadora, qualidade de construção e compromisso com a sustentabilidade e a comunidade musical.

Realmente a Newen é uma grande referência no mundo de guitarras. 

Para ter uma visão geral de toda a história da Newen, nós recomendamos que você dê uma olhada em um dos nossos conteúdos:

[Veja agora a história da Newen]

Veja também um dos modelos da Newen que faz muito sucesso:

Guitarra Tele Newen TL Natural Wood

A Guitarra Tele Newen TL Natural Wood é uma das guitarras da Newen que mais fazem sucesso na atualidade. Esse é um modelo da marca que acaba se destacando muito por uma série de motivos. 

Um desses motivos é que a Tele Newen Natural Wood é uma guitarra da Newen que tem um valor acessível – algo que não vemos com frequência em outros modelos da marca. 

Para que você tenha uma ideia, existem guitarras da Newen que valem milhares e milhares de reais. Mas, esse modelo específico, é muito acessível. 

Comentando mais sobre ela, vemos que essa é uma guitarra feita com madeiras nobres, o que deixa ela super resistente. 

Para quem está procurando por uma ótima opção de primeira guitarra, não temos dúvidas que essa é uma das melhores alternativas. 

[Confira agora a Guitarra Tele Newen TL Natural Wood]

Afinal, quais são os tipos de guitarra que existem?

Agora, para concluir, vamos comentar um pouco sobre os tipos de guitarra que existem.

De modo geral, há dois tipos de diferenciação de guitarras: por cordas e por modelos.

Por cordas, como o próprio nome já diz, é a diferenciação pelo número de cordas das guitarras. No caso, guitarras de 6 cordas, guitarras de 7 cordas, guitarras de 8 cordas…

Mas, ao buscar por tipos de guitarras, geralmente as pessoas procuram por diferenças de modelos. 

Sendo assim, consideramos que existem 03 tipos de guitarras que são muito marcantes e que valem a pena você conferir. 

No caso:

Telecaster;

Stratocaster;

Les Paul;

Vamos comentar mais sobre cada um desses. 

Telecaster

Começando pelo modelo Telecaster, vemos que essa é uma guitarra com um estilo super característico. Primeiro de tudo, vemos que ela conta com o braço parafusado no corpo da guitarra. Além disso, geralmente todo o braço da guitarra é feito com um único material, como Mapple. 

Esse é um estilo de guitarra que costuma ser muito visto em Jazz ou Blues, mas que também agrada muito ao público do Rock. 

Stratocaster

Já no caso da Stratocaster, vemos que ela é uma guitarra que, mundialmente, acaba sendo conhecida. Esse é o estilo mais clássico de guitarra que temos. Essa é uma guitarra que conta com um design clássico e com uma ótima estrutura. Geralmente ela é feita com madeiras nobres. 

Um ponto interessante é que costumamos ver a Stratocaster sendo utilizada com frequência por grandes guitarristas. Um dos guitarristas que mais popularizaram este tipo de guitarra foi o Jimi Hendrix. 

A grande maioria das pessoas que começam a tocar guitarra costumam buscar logo por um modelo Stratocaster. 

Les Paul

Indo agora para o terceiro e último tipo de guitarra que falaremos hoje, temos a Les Paul. 

A Guitarra Les Paul é aquele tipo de guitarra que fez muito sucesso na década de 80/90. Por sinal, uma das marcas que mais venderam guitarras deste tipo foi a Gibson. Se você não se recorda, falamos há pouco tempo sobre os modelos da Gibson. 

De forma muito característica, o braço da Les Paul é colado no corpo – o que, para a época que foi lançada, não era tão comum. Ainda sobre a sua estrutura, costumamos encontrar essa Guitarra sendo feita em Mapple. 

Ela é frequentemente usada em shows de Rock e faz muito sucesso pelo seu timbre!

Bom, por hoje, ficaremos por aqui. Esperamos que este conteúdo tenha lhe ajudado a conhecer mais sobre os tipos de guitarras e histórias das marcas. 

Antes de sair, não deixe de conferir outros dos nossos conteúdos:

[Confira nossos últimos conteúdos]

6 comentários em “Guia Completo: Conheça os Principais Tipos de Guitarras”

Deixe um comentário