A guitarra é um dos instrumentos musicais mais populares do mundo — se não o mais popular. Não por acaso, o número de pessoas que querem aprender a tocar guitarra sempre está em alta. Mas, será que vale a pena comprar um curso de guitarra?
Além disso, qual será a melhor forma de ter aula de guitarra? Um curso de guitarra online ou um curso presencial? Como saber se o curso é mesmo bom?
Como vimos, são muitas perguntas a serem respondidas — e elas podem amedrontar os interessados em aprender a tocar esse instrumento.
Então, decidimos responder essas questões para lhe ajudar no início da sua jornada!
Mas entendemos caso você seja uma pessoa objetiva e precise de uma resposta clara. Você é do tipo que quer aprender guitarra de forma intensiva e sem enrolações? Então facilitaremos sua vida. O Curso de Guitarra Intensiva é de longe o mais recomendado por nós:
Por que fazer um curso de guitarra se posso aprender sozinho?
Uma das coisas mais bacanas da internet é que ela dá às pessoas a chance de aprenderem sobre um assunto sozinhas. Por meio de artigos, vídeos, livros, manuais etc. é possível aprender uma série de coisas.
Mas, será que dá para aprender a tocar guitarra sozinho? Bem, aprender a tocar guitarra sozinho é possível, mas não é fácil. Isso porque o aluno precisa ter um nível de disciplina elevado.
Além do mais, o ensino autodidata pede que o aprendiz tenha a persistência para manter um ritmo constante de aprendizado, além de conseguir entender qual material de estudo é bom e qual não é.
Sendo assim, aprender a tocar guitarra sozinho é como elevar o nível de dificuldade dessa empreitada ao máximo. Com tantos empecilhos, é natural que o estudante se canse e se frustre, deixando de lado o desejo de aprender a tocar o instrumento.
Se você não tem nenhuma noção sobre o tema, as pesquisas e conteúdos gratuitos podem, sim, ajudá-lo a entender melhor o assunto. Contudo, lembre-se de pesquisar por materiais introdutórios, para conseguir compreender as bases para aprender a tocar guitarra.
Ter uma aula de guitarra ajudará o estudante a ter acesso a uma base de conhecimento estruturada, além de poder tirar dúvidas sobre o assunto com alguém experiente.
Uma das situações mais comuns do ensino autodidata em música é que o aluno nem sempre consegue identificar seus erros — e isso faz com que ele demore muito tempo para evoluir.
Quanto custa um curso de guitarra?
Responder essa pergunta não é fácil, pois ela depende de uma série de variáveis. Por exemplo: o curso é oferecido por uma escola ou marca muito reconhecida no mercado?
Nesse caso, é provável que ele seja mais caro, pois o que está sendo vendido não é apenas o curso, mais toda a credibilidade dessa empresa.
Aulas particulares de guitarra, normalmente dadas por alunos de música ou músicos profissionais, podem ser mais acessíveis do que aulas em escolas particulares. Por outro lado, o estudante abre mão de uma infraestrutura mais robusta.
Já os cursos online de guitarra costumam oferecer o melhor custo-benefício, mas precisam ser escolhidos com cuidado, como veremos no decorrer deste artigo.
Curso de guitarra online ou presencial?
Agora que entendemos que ter aula de guitarra é mais viável do que tentar aprender a tocar guitarra sozinho, precisamos compreender as vantagens dos cursos presenciais e on-line.
Curso de guitarra presencial: vantagens
As aulas presenciais de guitarra são o método mais tradicional de ensino. Fazer um curso de guitarra presencial tem vantagens que não estão diretamente ligadas ao instrumento, mas à personalidade do aluno e à sua rotina. Veja só:
Supervisão constante do professor
Em um curso de guitarra presencial, o aluno é observado pelo professor que dará a ele um feedback constante e imediato. Isso pode ser muito útil para que ele se desenvolva com mais velocidade.
Além do mais, o professor pode perceber alguma dificuldade do aluno, personalizando exercícios e dando a ele a chance de obter um ensino mais individualizado.
Interação social
Algumas pessoas decidem aprender algo novo para tentarem socializar. Nesse caso o objetivo de aprender teatro não é bem se tornar um ator, mas, quem sabe, fazer novos amigos.
Se você decidiu se matricular em um curso de guitarra com esse objetivo, o curso presencial pode ser a melhor opção para você.
Uma outra vantagem da interação social é poder tocar com outras pessoas. Isso pode ajudar a tornar o processo mais dinâmico e divertido. Esse contato ainda pode aumentar a bagagem cultural do aluno, apresentando-o a outros ritmos e artistas.
Acesso aos instrumentos
É comum que escolas de música tenham vários instrumentos para que os alunos possam estudar. Isso pode ser especialmente vantajoso para estudantes que querem aprender a tocar guitarra, mas ainda não têm dinheiro para comprar o instrumento.
Mas, como tudo na vida, também existem desvantagens na escolha de um curso de guitarra presencial.
Curso de guitarra presencial: desvantagens
Um curso presencial de guitarra não é recomendado para todos. Algumas pessoas podem não se acostumar com a didática do instrutor ou não ter como ir ao local das aulas.
Interação com os colegas
No tópico anterior, nós citamos a interação social como uma vantagem — e, de fato, ela pode ser. Mas, quando lembramos dos nossos tempos de escola ou faculdade, entendemos que, nem sempre, esse contato é totalmente vantajoso.
É possível que alguma atitude ou comportamento de um colega lhe incomode, fazendo com que a experiência de aprender a tocar guitarra se torne algo chato, irritante.
Então, antes de optar por um curso presencial, faça uma autoanálise e tente entender se você, de fato, gosta de aprender em grupo. Existem professores de guitarra que dão aulas individuais. Essa pode ser uma opção.
Necessidade de ir ao local
Por mais que gostemos de algo, precisamos ser realistas: às vezes a preguiça vem. Isso vale para sair com os amigos, ir à academia e também para frequentar as aulas dos cursos em que nos matriculamos.
Por isso, matricular-se em um curso de guitarra presencial pode ser um problema para alunos que têm dificuldade com locomoção, dependendo do transporte público ou de carona.
Além disso, naqueles dias mais complicados, quando está frio ou chovendo, o ânimo do estudante em sair de casa pode ir por água abaixo — se você é desses, aprender guitarra com aulas presenciais pode não ser uma boa ideia.
Restrição de horários
O estudante que opta por um curso de guitarra presencial fica refém dos horários da escola ou do professor. Isso faz com que precise adaptar a sua rotina para aprender a tocar guitarra, o que nem sempre é possível.
Para aqueles que não podem fazer as aulas naqueles dias, resta aguardar a abertura de novas turmas, atrasando o processo de aprendizagem do aluno.
Curso de guitarra online: vantagens
O ensino a distância é uma realidade em todo o mundo. É possível fazer uma graduação, pós-graduação, aprender idiomas, novas profissões e, claro, aprender a tocar um instrumento musical.
Se você se sente inseguro com essa modalidade de aprendizado, vamos entender quais as vantagens de fazer um curso de guitarra online?
Flexibilidade de horários
Ao contrário de um curso presencial, que precisa respeitar os horários do endereço no qual está, um curso online de guitarra pode ser muito mais flexível.
Alguns cursos têm todas as aulas já gravadas. Isso faz com que os alunos possam se organizar para conseguirem assistir aos vídeos quando puderem, podendo ver mais de uma aula, caso tenham tempo.
Então, um estudante pode fazer cinco horas de aula no sábado, toda a semana. É uma carga um pouco mais puxada, mas se esse é o tempo que ele dispõe, o curso online de guitarra se adapta a essa necessidade.
Valor mais acessível
O custo de manter uma escola física de música é muito alto. Aluguel comercial, manutenção do local, salário dos funcionários, instrumentos etc. Todos esses gastos acabam sendo passados para o valor das mensalidades dos alunos, o que faz com que o preço se torne inviável para muitas pessoas.
Por outro lado, o custo de produção de um curso online costuma ser menor. Além disso, essas empresas obtêm lucro com a venda em escala dos cursos, o que faz com que, em alguns casos, optem por vender mais cursos a um preço menor do que poucos cursos mais caros.
É claro que isso não é uma regra do mercado. Algumas empresas de EAD investem pesado na qualidade audiovisual de seus produtos, além da plataforma de acesso. Isso também tem um custo que pode tornar as mensalidades de alguns cursos de guitarra mais salgadas.
Recursos online extras
Muitos cursos online de guitarra oferecem recursos adicionais aos alunos, como PDF curso de guitarra, que são materiais em PDF que ajudarão o estudante com temas como a base teórica da aula. Um PDF curso de guitarra pode ser ainda como uma apostila de consulta, que o aluno terá para relembrar tópicos passados.
Alguns cursos ainda fazem webnários, fornecem e-books, vídeos-extras, lives etc. É claro que quanto mais recursos o curso de guitarra oferecer ao estudante, mais caro ele pode se tornar.
Universalização do conhecimento
O Brasil é um país gigantesco. Mas, muitas questões relacionadas à cultura ainda ficam restritas aos grandes centros urbanos. Museus, galerias de arte, teatros e cursos culturais são alguns exemplos.
Isso pode indicar que, para muitas pessoas, fazer um curso online de guitarra seja a única forma de aprenderem a tocar o instrumento, pois não existem professores ou cursos presenciais em suas cidades.
Ao mesmo tempo, para alguém que vive longe dos centros comerciais de uma cidade grande, como em um município da região metropolitana, locomover-se até o local das aulas pode ser demorado e caro.
Então, um curso online de guitarra acaba sendo uma forma de levar acesso ao conhecimento sobre música a milhares de pessoas que não teriam como aprender a tocar guitarra sem esse tipo de serviço.
Curso de guitarra online: desvantagens
Agora, vamos entender quais são as eventuais desvantagens de fazer um curso de guitarra pela internet. Assim como a modalidade presencial, o ensino remoto também traz algumas desvantagens que devem ser consideradas pelos estudantes.
Falta de orientação individual
Caso o curso esteja completamente gravado e não dê oportunidade para conversar com o professor, o aluno não terá uma orientação personalizada. Isso pode ser algo sentido por estudantes mais dependentes de uma tutoria.
Embora, nem sempre o ensino presencial traga essa orientação, pois se a turma tiver muitos alunos, pode ser impossível para os professores acompanharem todos individualmente.
Alguns cursos de guitarra online oferecem opções de interação, como atendimento via mensagens, e-mails e fóruns de discussão entre os estudantes.
Aliás, existem muitas formas do aluno conseguir conversar com outros aprendizes de guitarra pela internet, como em grupos nas redes sociais. Então, essa desvantagem pode ser facilmente driblada.
Necessidade de ter a guitarra
Em um curso de guitarra online o aluno não tem como usar os instrumentos do professor ou da escola. Isso faz com que ele precise de uma guitarra própria. Isso pode ser uma desvantagem para quem está com pouco dinheiro naquele momento.
Contudo, se você quer aprender a tocar um instrumento musical, você precisará, em algum momento, comprar o instrumento.
Qual é o melhor curso de guitarra online?
Se você precisa de um parâmetro para escolher um curso de guitarra online, preste atenção nas dicas que vamos dar. Selecionamos algumas excelentes opções para quem quer aprender a tocar guitarra ainda neste ano.
Kit de Técnica Para Guitarra Rock (curso atualmente desativado)
Esse curso é indicado para quem já tem conhecimentos básicos sobre tocar guitarra. Portanto, ele não é um curso de guitarra para iniciantes! O objetivo desse curso de guitarra é ajudar os músicos a desenvolverem a sua técnica, ganhando mais segurança e qualidade na hora de tocar.
O curso tem acesso vitalício. Isso é ótimo porque o guitarrista pode recorrer a ele sempre que surgir alguma dúvida.
Durante as aulas, o aluno será estimulado a desenvolver seu próprio estilo, sem que fique refém de ficar reproduzindo o modo com que outras pessoas tocam, tornando-se um guitarrista mais maduro.
Atualmente, esse curso tem excelente custo-benefício, podendo ser pago de forma parcelada — o que se torna um ponto positivo, já que o valor das parcelas é muito acessível.
GEP do Zero ao Avançado (curso atualmente desativado)
Esse é um outro exemplo de curso bastante completo sobre o tema. Com ele, o aluno dará seus primeiros passos como guitarrista e poderá continuar estudando até os níveis intermediário e avançado.
São cinco módulos exclusivos sobre guitarra e mais 15 módulos com matérias com outros temas relacionados à música, como técnicas para cada estilo musical (Rock, Blues, Jazz e Fusion), além de módulos voltados a aspectos técnicos para a produção musical, como um curso de Setup e Home Studio.
O GEP é um curso de guitarra vitalício, que oferece ao aluno a chance de participar de uma comunidade online de ex-alunos, além de ter acesso a materiais em PDF.
Também tem um ótimo custo-benefício, com um preço bem acessível, que pode ser parcelado.
Curso de guitarra intensiva (o melhor! Vendas ativas no momento!)
Esse curso é um curso de guitarra online que vai do básico ao avançado. Ele traz aulas de teoria musical e introdução às bases para se aprender a tocar guitarra.
Além de ser um curso de guitarra para iniciantes, ele tem capítulos voltados a alunos mais avançados, que desejam reforçar o conteúdo aprendido em outros cursos ou seguir no estudo para se tornar um bom guitarrista.
Caso você também queira se destacar no segmento gospel, o Curso de Guitarra Intensiva traz aulas exclusivas sobre as dinâmicas desse ritmo tão popular no Brasil e no mundo.
O conteúdo está dividido em 300 aulas, totalizando mais de 52 horas de aulas. Além disso, é disponibilizado ao aluno mais de 300 materiais-extras que irão ajudá-lo a se organizar e a estudar.
Ademais, o aluno poderá acessar o conteúdo para sempre! Ter acesso vitalício a um curso é sempre uma vantagem, não é mesmo?
Caso surjam dúvidas, o guitarrista poderá conversar com o instrutor por meio dos canais digitais, como e-mail.
Esse curso recebeu mais de 700 avaliações positivas, o que traz ainda mais segurança para a compra.
Confira um vídeo do curso de guitarra intensiva e entenda o método:
Existem bons cursos gratuitos de guitarra/curso grátis de guitarra?
Cursos gratuitos de guitarra costumam ser introdutórios. Não há cursos completos de guitarra oferecidos de forma gratuita, com uma qualidade metodológica e teórica bem-desenvolvidos.
Na lista de cursos que recomendamos neste artigo existem opções financeiramente bem acessíveis. É melhor optar por elas ou outros cursos pagos, pois o aluno terá acesso a um conteúdo mais denso e rico.
Agora, se você ainda não tem como investir na sua formação como guitarrista, assista aulas no YouTube, busque por revistas ou livros em sebos ou tente aprender com colegas que já saibam o básico. Só não deixe de buscar conhecimento!
Se você pode comprar um curso online de guitarra, faça isso! Investir na sua educação é o melhor investimento que se pode fazer, principalmente se você tem o desejo de se tornar um bom guitarrista.
Tocar guitarra é difícil?
Aprender algo novo sempre causa um misto de emoções. De um lado existe a empolgação e do outro o medo de falhar. Tocar guitarra não é difícil, desde que você queira fazer isso.
Imagine uma criança que detesta música e os pais a colocam para aprender a tocar guitarra. É provável que ela não aprenderá, mas não pela dificuldade do instrumento, mas pelo desinteresse.
Durante a jornada de aprendizagem, o estudante precisa vencer o perfeccionismo. É natural errar. Muita gente se frustra com os erros e desiste de aprender a tocar guitarra. Ninguém é bom no começo. Ficar bom é consequência do seu esforço e dedicação.
Com cerca de 30 minutos de dedicação diária, é impossível que uma pessoa não tenha uma grande melhora no aprendizado. Então, é possível aprender a tocar guitarra se dedicando um pouco diariamente!
E aí, depois de ler tanta coisa sobre o tema você está preparado para se matricular em um curso de guitarra? Ter a música como um hobby pode lhe ajudar a tornar a vida mais leve e divertida!
Compartilhe este artigo com seus amigos e comecem a tocar juntos!
Pra aprender tocar guitarra, pode-se prescindir do violão e da teoria musical?
Você pode aprender a tocar guitarra sem necessariamente aprender violão ou teoria musical, mas esses conhecimentos podem ajudar a acelerar o seu progresso e a compreender melhor a música. A decisão depende dos seus objetivos e preferências de aprendizado.