Guitarra para iniciantes: o que você deve saber

Guitarra para iniciantes: tudo o que você precisa saber antes de comprar! (2023)

Uma das dúvidas mais comuns de quem está aprendendo a tocar guitarra é entender qual o melhor modelo de guitarra para iniciantes. Quem não é músico pode até se surpreender com essa questão, descobrindo agora que existem vários modelos de guitarra.

Contudo, quem gosta de música sabe que cada um dos modelos tem uma característica específica que vai influenciar no som que a música terá.

Ao mesmo tempo, alguns modelos de guitarra podem ser mais complexos do que outros. Portanto, nem todos são recomendados para quem está começando.

Por isso, decidimos listar alguns modelos de guitarras para iniciantes, elencando suas qualidades principais e os pontos de atenção que os guitarristas novatos devem ter — além de trazer algumas curiosidades sobre o instrumento, é claro.

Guitarra para iniciante: os três tipos principais

Antes de falarmos sobre marcas e modelos específicos, é importante que você conheça um pouco mais sobre a história de três modelos que são indicados para guitarristas iniciantes: Guitarra Stratocaster, Telecaster e Les Paul.

Tipos de guitarra para iniciantes: Stratocaster

Esse é um dos modelos de guitarra mais icônicos que existe. Ela surgiu em 1954, criada pela marca Fender, uma das principais marcas de guitarras da história.

Assim, o objetivo de Leo Fender era criar uma guitarra ainda mais versátil do que os modelos anteriores da sua empresa.

Durante os anos 1960, esse foi o modelo de guitarra mais vendido em todo o mundo, sendo copiado por outros fabricantes. Bandas icônicas, como o Pink Floyd, ajudaram a imortalizar o design da Stratocaster.

Portanto, esse modelo de guitarra elétrica influenciou tudo o que veio depois dele.

Todavia, seu design é indicado como um modelo de guitarra para iniciante por vários motivos, como a versatilidade musical. Essa guitarra é recomendada para pessoas que ainda não têm um estilo musical predileto e querem experimentar diversos tipos de gêneros musicais.

Além disso, o braço dessa guitarra é mais curto em comparação às guitarras acústicas. Isso fez desse instrumento uma guitarra mais confortável para se tocar — por isso é considerada uma guitarra boa para iniciantes.


Design famoso para uma guitarra para iniciante

O design dessa guitarra também foi pensado para que ela se encaixe melhor no o guitarrista, trazendo curvas no corpo da guitarra que dão conforto e ajudam na estabilidade na hora de tocar o instrumento.

Essa guitarra usa captadores simples. Isso influencia o seu som. Uma coisa importante que todo mundo que está aprendendo a tocar guitarra deve entender é que cada modelo de guitarra tem um som específico.

Portanto, uma guitarra Stratocaster terá o som de uma guitarra Stratocaster — e assim por diante.

Por isso, uma outra dica para definir uma guitarra elétrica para iniciantes é que o guitarrista construa uma bagagem musical, ouvindo diferentes artistas para entender as características de cada instrumento.

É importante esclarecer que muitas marcas fabricam guitarras desse modelo. Isso pode ser interessante na hora de escolher qual a melhor guitarra para iniciantes por um motivo importante: variedade.

Existem vários modelos de guitarra Strato, como também é chamada,  no mercado, com muitas opções de design e cores. Então, começar a sua pesquisa por guitarra para iniciantes avaliando as opções de Stratocaster pode ser uma boa ideia!

Guitarra para iniciante: Telecaster

A Telecaster antecedeu a Stratocaster. Ela também foi criada pela Fender, no ano de 1951. Ela é considerada a primeira guitarra elétrica produzida em série. Antes dela, outros modelos eram produzidos, mas sem a lógica industrial — o que tornava o acesso a esses instrumentos mais difíceis.

Essa guitarra tem formas limpas, o que costuma ser algo que atrai pessoas que, por alguma razão, não gostam das opções da Stratocaster.

O design do corpo de uma Telecaster tradicional não tem cortes, como no modelo anterior, o que pode prejudicar o conforto ao tocar.

Uma das principais vantagens da Telecaster é a sua simplicidade. Com apenas dois controles de volume e tom, ela é fácil de tocar e configurar, tornando-a uma excelente opção de guitarra para iniciantes.

Além disso, o corpo sólido e os captadores single-coil lhe dão um som limpo e versátil, permitindo que ela se adapte a uma variedade de gêneros musicais.

Outra vantagem é a sua durabilidade. Como é feita de materiais simples e robustos, a Telecaster é uma guitarra resistente e confiável, perfeita para músicos que viajam muito ou que tocam em ambientes difíceis.

Grandes nomes da música, como Keith Richards, Bruce Springsteen e Joe Strummer, usaram e continuam usando essa guitarra em suas performances ao vivo e gravações.


Guitarra para iniciante é um tema que gera dúvidas.
Guitarra para iniciante é um tema que gera dúvidas. Fonte: Freepik

Guitarra para iniciante: Les Paul

Fechando a nossa lista de guitarras icônicas, que podem ser guitarras para iniciantes, temos a Les Paul. Ela foi criada pela Gibson, marca concorrente da Fender.

A Les Paul foi criada a partir de uma parceria da Gibson com o guitarrista Les Paul. Ela é considerada uma guitarra que revolucionou o mercado da época. Devido à forte concorrência daqueles anos, essa guitarra teve uma certa dificuldade de se impor no mercado em alguns momentos da década de 1960.

Outra característica distinta da Les Paul é sua configuração de captadores duplos. Ela geralmente vem equipada com dois captadores humbucking, que são projetados para cancelar o ruído indesejado e melhorar a claridade e a definição do som.

Isso torna a Les Paul uma guitarra muito versátil, adequada para uma variedade de estilos musicais, desde rock e blues até jazz e música clássica.

A Les Paul também é conhecida por sua construção de alta qualidade e acabamento refinado. Ela é feita com materiais de excelência e construída com precisão para garantir uma longa durabilidade e desempenho consistente. Além disso, o design clássico e elegante da Les Paul a torna um ícone da moda e um símbolo de status entre músicos e fãs.

Alguns guitarristas relatam dificuldade para alcançar notas mais agudas nesse modelo de guitarra, devido ao tamanho da escala.

Agora que você já entendeu um pouco mais sobre as características e curiosidades desses modelos de guitarra, além de conhecer as melhores marcas de guitarra para iniciantes, vamos a uma lista de recomendações de guitarras para iniciantes?

7 guitarras para iniciantes não errarem na escolha!

Agora, vamos listar algumas guitarras elétricas para iniciantes que costumam ser boas opções, mesmo para quem não tem muita experiência e ainda está aprendendo a tocar o instrumento.

1. Ibanez Gio series grx40 metal

A Ibanez da série Gio é o primeiro item na nossa lista de recomendações de guitarra para iniciantes. A Ibanez é uma marca de guitarra japonesa.

Portanto, o modelo GRX40 é considerado uma boa opção de guitarra elétrica para iniciantes, pois é conhecido por seus captadores HSS (humbucker, single coil, single coil), que oferecem uma sonoridade potente e ideal para quem busca tocar música metal, além de dar ao guitarrista a chance de conseguir uma grande variedade de sons.

Com um corpo feito de Álamo, braço de Maple e escala de Jatobá, essa guitarra é incrivelmente confortável e fácil de tocar.

A escala tem 648 milímetros de comprimento e um raio de 305, proporcionando uma sensação natural e facilidade para executar acordes e escalas. Se você está pensando em formar uma banda com som pesado, essa é uma excelente opção de guitarra de entrada.

2. TC120S da Strinberg

A Strinberg desenvolveu a TC120S especificamente para os guitarristas que buscam um instrumento de qualidade no estilo Telecaster, seja para estudar ou para apresentações.

Com seus captadores single-coil, a guitarra produz um som claro e definido, perfeito para usar pouca distorção e obter um som limpo.

A chave seletora de 3 posições possibilita mesclar os sons dos captadores, o que torna o som da guitarra incrivelmente versátil.

Além disso, a TC120S é construída com corpo em Basswood e braço em Maple, proporcionando conforto e facilidade de tocar. A Strinberg TC120S é a escolha perfeita para guitarristas que buscam um instrumento versátil e de qualidade.

Esse modelo também se destaca quando o assunto é guitarra boa e barata. É possível encontrar instrumentos novos custando menos de R$1000. Isso pode ser muito importante para quem está com medo de fazer grandes investimentos no começo dos seus estudos.

3. Squier Bullet Stratocaster

A guitarra ideal para quem busca versatilidade e dinâmica de timbres. Ela é equipada com três captadores: dois single coil e um humbucker.

Essa combinação permite que o guitarrista experimente tanto sons mais pesados quanto aqueles mais limpos, sem distorção.

Se você é fã do estilo pop rock, essa é a guitarra ideal para você. Com esse instrumento, você terá a liberdade de explorar diversos timbres e dar vida às suas músicas de maneira criativa.

Ah! Vale lembrar que a Squier é uma marca que pertence à Fender. Então, você adquirirá um produto que tem tradição e história no mundo da música.

4. Guitarra Strato STS 100

Se você está se perguntando: “qual guitarra comprar para iniciante?”, talvez a resposta seja uma Guitarra Strato STS 100. Essa guitarra tem um preço acessível — atualmente, custando pouco mais de R$750.

Como já mencionado neste artigo, ela é uma das versões de guitarra Stratocaster produzidas pela Strinberg.

O corpo da guitarra é feito em Basswood e o braço é feito em Maple, madeiras de ótima qualidade. É possível encontrá-la em várias cores, sendo a cor preta a mais popular.

5. Tagima TG-530

A Tagima é uma marca brasileira de instrumentos musicais. Muito popular entre os músicos, essa empresa oferece boas alternativas de guitarras para iniciantes — e o modelo TG-530 é um exemplo disso.

Esse é mais um exemplo de guitarra modelo Strato, então, ela carrega as características que você já conhece.

A Tagima TG-530 foi lançada com seis opções de cores, variando de tons de vermelho, verde e azul. Os captadores dessa guitarra são fabricados pela própria Tagima, o que pode ser um ponto interessante pensando na garantia do instrumento, troca dessas peças etc.

Guitarra elétrica TG-530 Metallic red Woodstock Series Tagima
  • Modelo strato com 3 captadores single coils. Ponte trêmolo com alavanca e escala clara em Maple. Disponível em seis cores, com escudo mint green ou tortoise.
  • Garantia: 90 dias
  • Marca do produto: TAGIMA
  • País de origem do produto: CN

6. TG-520 Black Woodstock

Mais uma opção da Tagima. Modelo Strato com um captador humbucker na ponte e dois single coils. Ponte trêmolo com alavanca. Disponível em seis cores, com escudo pearl white ou black.

O tampo é de Basswood e o braço é de Maple (shape C).
A cor mais popular é a preta, com um design clássico que remete aos anos 1960 e faz muito sucesso com os fãs de Rock.

Guitarra Stratocaster Tagima TG520 Preta DF BK
  • CORPO: Basswood BRAÇO: Maple ESCALA: Technical wood com 22 trastes NUT: 43mm CAPTADORES: 2 Tagima single coils e 1 Tagima humbucker CONTROLES: 1 Chave seletora de 5 posições, 1 Volume e 1 Tonalidade PONTE: Tremolo cromada ou tremolo preta (somente nas cores Black e White) TARRAXAS: Cromadas ou pretas (somente nas cores Black e White) CORES: Black ESCUDO: Black

7. TW-61 Black Woodstock Series Tagima

Esta é simplesmente a guitarra mais vendida na Amazon. Por ter um ótimo custo-benefício, um desenho que tem encantado músicos dos mais diversos estilos e uma qualidade sonora que atrai tanto guitarristas iniciantes como pessoas com mais experiência, a Tagima TW-61(Black Woodstock Series Tagima) é uma das guitarras mais populares atualmente.

O tampo é de Poplar (Álamo) e o braço é de Maple (Shape C).

Com sua ponte Tremolo 2 pivôs e a versátil alavanca varitone, você terá o poder de criar sons únicos e inesquecíveis. Disponível em quatro cores, incluindo o elegante escudo tortoise.

Essa guitarra é a escolha perfeita para os músicos que buscam flexibilidade e versatilidade.

OFERTA!
Guitarra Tagima Woodstock TW61 BK
  • CORPO: Poplar BRAÇO: Maple ESCALA: Technical Wood Com 22 Trastes NUT (CAPO TRASTE): 43 mm CAPTADORES: 2 Tagima P-90 Model CONTROLES: 01 volume, 01 tonalidade, 01 chave seletora de 3 posições e 01 varitone PONTE: Tremolo cromada com 2 pivôs TARRAXAS: Cromadas CORES: Sunburst, Fiesta Red, Olympic White, Black ESCUDO: Tortoise VERSÃO PARA CANHOTOS? Não *Não acompanha case *Produto sujeito a alteração sem aviso prévio

Todas essas guitarras oferecem um bom custo-benefício e estão na nossa lista de guitarras para iniciantes porque são produtos de qualidade, que têm uma ótima capacidade de som, boa durabilidade e trazem conforto ao guitarrista.

Sendo assim, esses instrumentos estão na nossa lista de recomendações de melhor guitarra para iniciantes 2022, 2023 e pelos próximos anos.

Essas guitarras estão no mercado há anos — e, com certeza, você já viu muita gente tocando algumas delas por aí.

Esses pontos são importantes pensando que tocar um instrumento pode ser algo desconfortável no início. Então, pense no seu conforto na hora de comprar a sua guitarra para iniciante.

Contudo, precisamos falar de um outro aspecto relevante: kit guitarra para iniciantes, você sabe o que é?

Kit guitarra para iniciantes: entenda porque é importante

Comprar uma guitarra para iniciante requer muita pesquisa.
Comprar uma guitarra para iniciante requer muita pesquisa. Fonte: Freepik

Como você sabe, a guitarra elétrica é um instrumento que precisa estar devidamente instalada para que o som seja ouvido de forma adequada.

Por isso, todos os guitarristas, mesmo os principiantes, precisam de um kit para sua guitarra elétrica. Esse kit inclui o cabo de guitarra, que será ligado a um amplificador.

Sem esses equipamentos, não é possível ouvir os sons da guitarra de forma adequada, o que impede o desenvolvimento do guitarrista.

A compra de um cabo para guitarra e de um amplificador podem aumentar o valor desse investimento em cerca de R$200, dependendo da escolha dos equipamentos.

Além disso, o guitarrista precisará de uma ponteira para afinar seu instrumento e uma palheta para tocar. Com esses itens, ele terá um kit guitarra para iniciantes completo.

Guitarra elétrica de tamanho completo de 99 polegadas, com kit de iniciante completo, 20 Watts Amp, 6 cordas extras, palhetas, bolsa de gig, alça de ombro, sintonizador digital, cabo, barra tremolo, chaves, pano de lavagem
  • GUITARA ELÉTRICA DE 99 cm: Esta sofisticada guitarra destra é feita à mão com uma construção toda de madeira, proporcionando um tom suave. Ótimo para rock and roll e tudo mais! Destinado a jogadores iniciantes e intermediários – pronto para usar fora da caixa
  • Design prático: o modelo atualizado tem um belo acabamento com belos arcos e artesanato fino. Leve o suficiente para segurar facilmente enquanto brinca, sentado ou em pé. Apresenta ótimos tons e excelente jogabilidade. O som natural e brilhante complementa os sons quentes da madeira maciça
  • Kit completo em um: Por que estar ocupado comprando acessórios quando você pode obter todos incluídos com sua guitarra e estar pronto para tocar com uma ótima compra totalmente equipada? Este kit abrangente inclui: Bolsa de gig; para fácil armazenamento, transporte e viagem. Amplificador de 20 watts, cabo de 8 pés, alça de ombro, palhetas, sintonizador de clipe digital, cordas de aço sobressalentes, pano de polimento, chaves Allen, barra Whammy
  • AMPLIFICADOR DE 20 WATT: O kit contém um amplificador de 20 watts para emitir sons notáveis através de seu alto-falante. Com o giro de um botão, você controlará o ganho, baixo, agudos e volume, tornando possível tocar vários gêneros de música. Conecte seu MP3 ou telefone cantando sua música favorita e faça parte da banda
  • Presente: Ao adquirir o kit de guitarra elétrica Master Play, você fez a melhor escolha. Aproveite usá-lo ou presentear um ente querido que ficará grato a você para sempre!

Amplificador de guitarra para iniciantes: dicas para acertar na compra

Comparado à guitarra, o amplificador pode ter preço inicial mais baixo. A principal dica para comprar um amplificador adequado é entender qual é o seu orçamento — e quais são as suas prioridades.

A maioria dos guitarristas iniciantes tem um objetivo central: aprender a tocar guitarra. Sendo assim, você não precisa gastar uma fortuna em um amplificador.

Contudo, se você já faz shows ou se quer levar sua experiência como guitarrista mais a sério, pode ser um bom investimento comprar um amplificador de primeira linha.

Aparelhos de marcas de referência, como Boss, Marshall e Orange podem parecer caros à primeira vista. Todavia, são produtos de excelência, que ficarão com você por muitos anos.

Ainda que você seja inexperiente e precise economizar, é importante que saiba que um amplificador de qualidade inferior pode interferir na qualidade do som da guitarra.

Por isso, teste vários modelos de amplificadores com a sua guitarra. Dessa forma, você terá uma noção das características do instrumento, podendo escolher um amplificador que considere mais adequado.

Vale a pena comprar um amplificador de guitarra usado?

A compra de um produto usado sempre é um dilema, não importa o que seja. Embora ofereça uma economia imediata, o item pode estar em péssima qualidade, caso o dono não seja cuidadoso.

Comprar um amplificador de guitarra de uma pessoa conhecida, que você sabe que tem zelo pelo objeto, é uma coisa. Agora, comprar de um desconhecido pode ser um prejuízo.

Cabe a cada guitarrista avaliar os seus objetivos e realidade financeira para fazer uma boa escolha.

A principal vantagem de um produto novo é a sua garantia. Embora a lei brasileira obrigue os fabricantes a darem apenas 90 dias de garantia legal, a grande maioria oferece um ano.

Sendo assim, dependendo do preço e da qualidade do produto usado encontrado, pode ser mais vantajoso comprar um amplificador novo, mesmo que de uma marca menos refinada, do que um produto usado.

Guitarra infantil para iniciantes: como escolher?

Até aqui, falamos sobre guitarra para iniciante focando em adultos ou adolescentes. Mas, você pode estar pensando em comprar um instrumento para o seu filho. Nesse caso, como comprar uma guitarra infantil para iniciantes?

Isso depende do tamanho da criança. Se ela estiver na primeira infância (4-6 anos), o instrumento deve ter 76 cm.  De seis a nove anos, a guitarra para iniciante deve ter 86 cm. Guitarras com 91 cm podem ser usadas por crianças a partir de 12 anos.

É claro que essas recomendações devem ser contextualizadas para o tamanho da criança. Nem toda criança tem a altura média para a sua idade.

Antes de comprar uma guitarra infantil, verifique se o interesse da criança pelo tema persiste com o passar dos dias. É natural que os pequenos se empolguem com o instrumento após ver um filme ou desenho, por exemplo.

Todavia, conforme passa o tempo, o entusiasmo pode cair — para o desespero dos pais que se empolgaram e compraram uma guitarra nova para os filhos.

Uma dica é matricular a criança em um curso de guitarra. Lá, ela terá contato com o instrumento a um custo muito menor e, se de fato estiver interessada, os pais terão mais segurança para presenteá-la com uma guitarra.

O que considerar na hora de comprar uma guitarra para principiante?

Agora, voltemos a falar dos jovens e adultos. Se você leu nossa dica com cinco guitarras para iniciantes, chegou o momento de entender o que deve ser considerado na hora de escolher o modelo ideal para você.

Guitarra para iniciantes preço

Na nossa lista de guitarra para iniciantes, tomamos o máximo cuidado para incluir produtos com excelente custo-benefício. Portanto, não perca tempo e aproveite as condições especiais desses produtos.

A média dos preços da nossa lista é de mil reais, o que é um valor muito acessível para uma guitarra de qualidade nova.

Existem guitarras dos mais variados modelos e preços. Algumas podem soar bem salgadas para o orçamento de um guitarrista amador. Por isso, comece pelos modelos que aliam uma ótima qualidade de som com um preço mais acessível.

Todos os produtos da nossa lista podem ser parcelados. Isso torna a compra da sua guitarra ainda mais possível.

Alguns desses modelos custariam cerca de R$100 por mês, o que se torna uma compra muito justa, não é verdade? Além disso, uma guitarra bem-cuidada durará anos a fio.

Conforme o guitarrista ganha mais experiência, é comum que ele compre mais guitarras, pois, como dito, cada instrumento tem um tipo de som — e quem gosta de música quer passar por todos eles.

Manutenção

Os modelos de guitarra para principiantes citados neste artigo consideram a necessidade de manutenções eventuais. É fácil encontrar peças ou assistência para os produtos que recomendamos.

Seja por meio da internet ou indo a lojas físicas, você não terá problemas para fazer a manutenção da sua guitarra.

Além disso, ao comprar uma guitarra nova, você conta com a garantia do fabricante. Porém, precisamos esclarecer que casos em que uma guitarra apresenta problemas de fabricação são considerados raríssimos. Pode perguntar para os seus colegas guitarristas.

Versatilidade

O estilo que você pretende tocar também é um ponto importante na hora de comprar a sua guitarra. É verdade que é possível tocar qualquer tipo de música com qualquer guitarra. Contudo, algumas são mais recomendadas para certos ritmos do que outras.

Nesse sentido, as guitarras do modelo Stratocaster são como curingas. Elas têm tendo um bom desempenho em todos os ritmos musicais. Mas, se você está estudando com o foco de se dedicar a um único ritmo, considere isso na hora de comprar a sua guitarra.

As guitarras do modelo Telecaster são indicadas para quem deseja se aperfeiçoar em country, blues, rock e jazz.  Já a Les Paul é mais famosa dentro do Rock.

Customização

Você poderá customizar a sua guitarra, alterando praticamente qualquer aspecto do instrumento, desde mudanças que alterarão o som até a estética.

As marcas que recomendamos neste artigo são altamente customizáveis.

Isso deve ser considerado pelo comprador, pois ter uma guitarra difícil de customizar pode frustrar o guitarrista.

Madeira

Esse tema costuma ser alvo de extenso debate no mundo da música, não só entre os guitarristas.

De fato, a madeira que irá compor o corpo da guitarra e o braço terá alguma influência no som e na usabilidade do instrumento.

Mas, para quem está começando e ainda não tem um ouvido tão desenvolvido para a música, isso pode ser completamente irrelevante.

O acabamento da madeira é algo a ser pensado. Alguns guitarristas reclamam que o braço da guitarra prende em contato com o suor, quando ele foi pintado com uma tinta mais brilhante.

Se esse for o seu caso, prefira modelos com uma pintura fosca — lembrando que esse é um detalhe muito pessoal. Se você tiver como pegar uma guitarra emprestada de um amigo para fazer teste, faça isso.

As madeiras mais usadas na confecção de guitarras são:

  • Mogno (mahogany)
  • Alder (Amieiro), 
  • Maple (Carvalho) e  
  • Rosewood (Jacarandá).
  • Nas descrições dos produtos, é comum que as madeiras estejam com seus nomes em inglês.

Captadores

Os captadores são os grandes responsáveis pelo timbre das guitarras, ou seja, pelo som característico que elas terão. Como já dito, cada modelo de guitarra terá um som determinado.

Sendo assim, tente escutar o máximo de modelos possíveis, entendendo qual timbre você mais gosta ou qual está mais adequado para o estilo que você toca.

Agora que você entendeu os detalhes mais importantes na hora de comprar uma guitarra para iniciante, visite os sites das guitarras recomendadas e escolha aquela que melhor atende ao seu objetivo. São ótimos modelos, que irão acompanhá-lo por anos!

Se você ainda não tem uma boa base e quer dicas de cursos online para aprender a tocar guitarra, não deixe de ler um artigo completo que preparamos sobre o tema.

Nele, mostramos todas as vantagens e desvantagens dos cursos online e dos cursos presenciais de guitarra! Leia: Curso de guitarra: tudo o que você precisa saber — e que ninguém lhe contou antes!

Deixe um comentário