Imagem de guitarra stratocaster escrito fender

Guitarra Stratocaster: tudo o que você sempre quis saber sobre o modelo

Uma das primeiras palavras que você ouviu quando começou a pesquisar sobre guitarra elétrica foi “Guitarra Stratocaster”, não é mesmo? Isso porque é quase impossível falar desse instrumento sem explicar como a marca Fender revolucionou o mercado com o modelo Strato e Telecaster.

Sabendo disso, decidimos ir a fundo na história da Strato no Brasil e no mundo. Assim, podemos criar uma linha do tempo que vai ajudar novos guitarristas a compreenderem o impacto cultural desse modelo de guitarra na música.

Ademais, vamos listar aqui 10 modelos de guitarras Stratocaster para que você possa pesquisar o instrumento ideal para você!

Bestseller No. 1
GUITARRA STRATOCASTER TG-530 WOODSTOCK OLYMPIC WHITE
  • Modelo strato com 3 captadores single coils. Ponte trêmolo com alavanca e escala clara em Maple. Disponível em seis cores, com escudo mint green ou tortoise.
  • Quantidade no pacote: 1
  • Garantia do produto: 90 dias
  • Cor do produto: OWH
Bestseller No. 2
GUITARRA ELETRICA TAGIMA SIXMART ESCALA ESCURA MDSV
  • GUITARRA ELETRICA TAGIMA SIXMART CINZA BRILHANTE COM EFEITOS EMBUTIDOS.
  • TARRAXAS BLINDADAS
Bestseller No. 4
GUITARRA ELETRICA TAGIMA TW SERIES TG-510 METALLIC BLUE
  • Tem 1 captador humbucker na ponte e 2 single coils. Ponte trêmolo com alavanca. Disponível em sete cores.
  • Quantidade no pacote: 1
  • Garantia do produto: 90 dias
  • Cor do produto: MBL
Bestseller No. 7
Guitarra elétrica Squier Affinity Series Stratocaster, com 2 anos de garantia, preta, Maple Fingerboard
  • Corpo fino e leve
  • Três captadores de bobina única Squier
  • Ponte tremolo de 2 pontos
  • Perfil fino e confortável em forma de “C”
  • Máquinas de afinação seladas fundidas com eixos divididos
Bestseller No. 8
Guitarra Stratocaster Tagima TG520 MGY Metallic Gold Yellow
  • Guitarra Tagima TG520 Metallic Gold Yellow TW Series CORPO: Basswood BRAÇO: Maple ESCALA: Technical wood com 22 trastes NUT: 43mm CAPTADORES: 2 Tagima single coils e 1 Tagima humbucker CONTROLES: 1 Chave seletora de 5 posições, 1 Volume e 1 Tonalidade PONTE: Tremolo Cromado TARRAXAS: Cromado COR: Metallic gold yellow ESCUDO: Pearloid White
Bestseller No. 9
Bestseller No. 10
Guitarra Stratocaster Tagima Tg-540sb Sunburst Escala Clara
  • CAPTAÇÃO: Humbucker cerâmico e 2 single coils cerâmicos by Tagima
  • PONTE: Tremolo
  • MATERIAL DO CORPO: Basswood
  • MATERIAL DO BRAÇO: Maple – Shape C
  • ESCALA: Maple

História da guitarra antes da Stratocaster

Os estudantes do curso superior em Música sabem que a história da guitarra é muito antiga. Historiadores acreditam que o instrumento existe há cerca de 5 mil anos.

É claro que ele era bem diferente do que conhecemos hoje. Seu design e suas características musicais foram evoluindo conforme a humanidade evoluía.

Sendo assim, essa evolução deu origem a dois instrumentos muito populares na antiguidade: o UD e o Cozba.  O UD era mais popular entre os povos do Oriente Médio, enquanto o Cozba era mais usado no Império Romano.

Instrumento Ud, antes de existir a guitarra elétrica.
Ud. Fonte:Reprodução/Universidade do Porto

Contudo, os povos que viviam no território que hoje conhecemos como Espanha criaram um terceiro instrumento inspirados no UD e Cozba: a vihuela.

Vihuela espanhola, antes de existir a guitarra elétrica.
Vihuela espanhola. Fonte: Reprodução/Universidade do Porto

Bem, pelo nome do instrumento musical, você já deve ter percebido que ele influenciou muito a música, não é? A vihuela foi o embrião para outros instrumentos, como a viola, o violão, o violino etc.

Guitarra Acústica e violão

Com o passar dos anos, a guitarra acústica foi sendo aperfeiçoada. É importante esclarecer que o que nós chamamos em português de “guitarra acústica” pode ser chamado de violão.

Aliás, o violão que conhecemos é, sim, uma guitarra acústica. Em muitos países, a palavra “guitarra” só é associada à guitarra elétrica.

Entender as diferenças entre violões e guitarras acústicas exige que o leitor dedique um bom tempo estudando a história da música.

Se você der uma olhada em fóruns de discussão, verá que entre os músicos, principalmente os iniciantes, é muito difícil definir as diferenças entre violão e guitarra acústica.

De forma geral, podemos definir que todo violão é uma guitarra acústica. Há quem diga que o design específico do violão, seu timbre e seu uso o diferenciam das outras guitarras acústicas.

Foi na Gibson que a guitarra acústica foi aperfeiçoada

Sendo assim, por que surgiu a guitarra elétrica? Bem, no século XX, os músicos lidavam com um problema em suas apresentações: o som do violão sumia em shows maiores, sendo ofuscado por outros instrumentos.

Havia uma necessidade de amplificar esse som — e os fabricantes já estavam cientes disso.

No século XX, Orville Gibson (1856 – 1918), sim, Gibson, desenvolveu uma forma de produzir guitarras acústicas em série. Ele adaptou o design do violoncelo para produzir esses instrumentos.

No entanto, o engenheiro elétrico Lloyd Loar, funcionário da Gibson, percebeu que era possível usar conceitos elétricos para resolver o problema do baixo som das guitarras acústicas em grandes apresentações.

Assim, ele introduziu pequenos microfones de bobina móvel dentro da caixa acústica do instrumento. Esses podem ser considerados como os primeiros protótipos de captadores.

Esse conceito foi importantíssimo para que anos depois fosse possível eletrificar de fato as guitarras.

Rickenbaker desenvolveu a tecnologia que impulsionou as guitarras elétricas

Na década de 1920, o Jazz era o ritmo musical mais influente dos EUA. A junção de vários instrumentos de corda, sopro e percussão fazia com que as guitarras acústicas simplesmente desaparecessem nos shows.

Por isso, o músico americano George Beauchamp se uniu ao engenheiro eletricista Adolph Rickenbaker, fundador da marca de instrumentos musicais com o mesmo nome, para tentar resolver esse problema.

Juntos, eles descobriram que usando ímãs para absorver a frequência eletromagnética das cordas da guitarra, era possível transformar esses sinais em sinais elétricos que poderiam ser transmitidos e depois amplificados em alto-falantes.

Assim, em 1931 a dupla conseguiu chegar a um modelo de guitarra elétrica eficiente: que ficou conhecida como Frying Pan (frigideira), devido ao seu formato arredondado.

Além da forma, essa guitarra tinha uma outra característica que chamou a atenção das pessoas: era toda feita em metal.

Como a tecnologia era muito recente, alguns problemas foram identificados no instrumento. Com o tempo, eles foram corrigidos gerando modelos de guitarras que não sofressem com tanta vibração e alterações sonoras.

De Les Paul a Fender

O músico Les Paul conseguiu aperfeiçoar o instrumento recorrendo à madeira. Ele decidiu que o corpo da guitarra deveria ser feito em um bloco sólido de madeira, sendo que as cordas e captadores seriam montados nesse bloco. Assim nasceu a guitarra The Log.

Em 1936, a Gibson consegue lançar comercialmente uma guitarra semiacústica: a ES-150. 12 anos depois, Paul Bigsby desenvolveu a Bigsby-Travis, uma guitarra mais sofisticada, que permitia variação na tensão da guitarra.

Porém, nenhum desses modelos, apesar de importantíssimos, conseguiu se popularizar — até que Leo Fender desenvolvesse a sua Fender Broadcaster, uma guitarra de corpo sólido que usava um único imã.

História da Fender, a marca que popularizou a guitarra elétrica

 A Fender é uma marca que transformou para sempre o mundo da música, graças aos seus modelos de guitarras.

Em poucos anos, a empresa conseguiu adaptar toda a tecnologia que estava sendo desenvolvida em relação às guitarras e criou modelos de guitarras que, não só tinham uma qualidade de som superior, como também poderiam ser produzidos em larga escala.

O mais surpreendente é que os modelos icônicos Stratocaster e Telecaster são usados até hoje. Prova da genialidade e qualidade dos produtos desenvolvidos nessa época.

No começo, o fundador da Fender se uniu ao seu sócio Doc Kauffman na empresa K&F.

Eles produziam guitarras havaianas. Kauffman desistiu da empreitada e Fender optou por abrir uma nova marca, dessa vez dedicada às guitarras elétricas — que, como vimos, haviam avançado muito nesse período.

Assim, em 1951, Leo Fender lança no mercado a Fender Telecaster. Esse instrumento foi um grande sucesso de vendas.

Além de popularizar a guitarra, a Fender ainda trabalhou para inovar o baixo e criar amplificadores mais modernos e eficientes.

O início da Guitarra Stratocaster Fender

Leo Fender acreditava que o mercado de guitarras elétricas iria se tornar ainda mais competitivo. Sendo assim, não era inteligente permitir que uma empresa concorrente tornasse a Telecaster obsoleta.

Se a Telecaster fosse superada, era melhor que isso acontecesse por uma outra guitarra da Fender. Desse modo, a empresa lançou em 1954 a guitarra Stratocaster.  

O design da nova guitarra foi resultado de uma espécie de pesquisa de mercado, em que a empresa contou com a colaboração de muitos músicos profissionais.

Uma das características inovadoras de uma Guitarra Stratocaster Fender foi o fato dela contar com cortes na parte de trás do seu corpo. Desse modo, o guitarrista tinha mais conforto e estabilidade para tocar.

Esse avanço em design era algo marcante, pois décadas antes, nos primeiros modelos de guitarra elétrica, os músicos tinham que tocar com a guitarra apoiada em seus joelhos.

Captadores

O primeiro modelo da Stratocaster contava com um terceiro captador — um a mais do que o modelo Telecaster lançado antes. Dessa forma, os guitarristas tiveram acesso a uma nova gama de sons.

Atualmente, existem vários tipos de modelos de Telecaster, com configurações de captadores variadas.

Uma das grandes inovações da primeira Stratocaster é que ela contava com o chamado “tremolo bridge”. Ele permitia que os guitarristas fizessem bends nas cordas da Strato.

Dessa forma, os músicos conseguiam criar um efeito semelhante ao que tinham tocando as guitarras Steel. Essas guitarras eram muito populares na época entre pessoas que tocavam música country.

É importante frisar que o projeto da Stratocaster passou por poucas mudanças desde o seu lançamento — o que demonstra o quão inovador ele foi para a época.

Nos primeiros anos, a Stratocaster não empolgou os músicos. A empresa presenteou vários deles com guitarras Strato para que eles se acostumassem com o instrumento.

Com a popularização do Rock nos anos seguintes, as vendas de guitarras dispararam, com as guitarras Stratocaster liderando essa corrida com folga.

Até os dias de hoje, as guitarras Stratocaster são as mais vendidas. Todavia, existem muitas marcas que fabricam esse modelo atualmente, que não é mais uma exclusividade da Fender.

Como a Stratocaster se tornou um ícone da música?

A história da Stratocaster começa a mudar no ano de 1957, quando milhões de americanos veem o cantor Buddy Holly tocando uma Stratocaster no popular programa The Ed Sullivan Show.

Isso fez com que os fãs do artista corressem para as lojas para comprar a guitarra que, a partir dali, seria uma peça icônica da música. Buddy Holly é um dos grandes nomes da primeira geração do Rock.

Apresentação com guitarra Stratocaster ajudou a popularizar a marca

Já na década de 1960, a Stratocaster se tornava popular entre as bandas europeias, como os The Shadows.

Em 1965, Os Beatles usaram a Strato para compor e tocar hits, como “Ticket to Ride”, “Nowhere Man” e “All You Need Is Love”.

Em 1966, a Fender é vendida para a CBS, uma das marcas mais importantes da indústria do entretenimento nos Estados Unidos.

Como as apresentações musicais eram parte importante da linha de shows da tevê americana e os artistas rendiam fortunas às gravadoras, fazia sentido que a CBS comprasse a Fender e lucrasse com o comércio das guitarras mais populares do mundo, até aquele momento.

 Nos anos 1980, a Fender viu suas vendas caírem devido à concorrência com marcas como a Gibson e a Ibanez.

Novamente, foi a popularidade dos artistas usando a fender Stratocaster que fez com que a marca se mantivesse competitiva.

Diferença entre Stratocaster e Telecaster

Agora que você conheceu melhor a história da guitarra elétrica e do modelo Stratocaster é importante que você compreenda quais são as principais diferenças entre os dois modelos mais populares da Fender.

Como dito no tópico anterior, uma dessas diferenças são os captadores. As guitarras Telecaster têm normalmente dois captadores, enquanto as Strato têm três.

Isso não quer dizer que uma é superior à outra. Apenas que elas trazem possibilidades diferentes de sons. Cabe a cada guitarrista descobrir, dentro do seu estilo musical, qual instrumento melhor o atende.

Fender foi responsável por popularizar a guitarra elétrica.
Fender foi responsável por popularizar a guitarra elétrica. Fonte: Reprodução/ Fender

Além disso, é importante esclarecer que é possível tocar qualquer ritmo com qualquer guitarra.

Essas diferenças entre os sons gerados não são definitivas nessa escolha. Apenas um detalhe que deve ser considerado sob o ponto de vista pessoal do guitarrista.

Shape

O modelo tradicional da Telecaster tem apenas um corte, enquanto o modelo tradicional da Strato tem dois. Isso pode ser útil para que alguns guitarristas consigam tocar notas mais agudas e também modifica o timbre.

Headstock

A mão de uma guitarra Telecaster normalmente é mais estreita do que a da guitarra Strato. Isso pode fazer alguma diferença na facilidade de afinar o instrumento, dependendo das características do guitarrista.

Ponte

A Telecaster possui uma ponte fixa, em que fica fixado um do seus captadores. Isso é fundamental para que ela tenha o seu timbre tão peculiar e querido pelos fãs dessa guitarra.

Por sua vez, a Stratocaster tem a ponte tremolo com alavanca, possibilitando a criação de muitos efeitos.

Guitarra Stratocaster Fender (original)

As primeiras guitarras de que falaremos são os modelos de Strato fabricados pela Fender, afinal de contas, foi com essa marca que tudo começou, não é mesmo?

Esses modelos exigem um investimento maior por parte do guitarrista. Contudo, eles são o que há de melhor no mundo das guitarras.

Não é exagero dizer que a Fender está para as guitarras como a Ferrari está para os automóveis, por exemplo.

Guitarra Stratocaster Fender: Guitarra Stratocaster HSS

A Fender Stratocaster (Stratocaster Fender Original) é a escolha ideal para músicos que buscam versatilidade e sofisticação. Com corpo de amieiro brilhante e design atemporal, essa guitarra é o complemento perfeito para o estilo de qualquer músico.

A estrutura é feita em Amieiro. O restante em Ácer. O resultado é um som cheio e encorpado, muito característico das guitarras da Fender.

Disponível na cor prata, a Fender Stratocaster é uma escolha poderosa para qualquer músico.

Dimensões da guitarra: ‎106.43 x 38.86 x 11.43 cm; 4.54 Quilogramas.

Você sabia que é possível parcelar a sua Stratocaster Fender em até 10 vezes sem juros na Amazon ou Magalu?

Fender 144522581 Player Series Stratocaster HSS – Maple Fingerboard – Prata, Completo
  • Corpo de amieiro com acabamento brilhante
  • Captador Humbucking Bridge da série de um jogador; captadores do meio e pescoço Stratocaster de bobina única da série de dois jogadores
  • Perfil de pescoço em forma de “C” moderno
  • 9. Skate de dedo com raio de 12,7 cm (5″)
  • Ponte tremolo de 2 pontos com selas de aço dobrado

Assista um vídeo que a Fender fez mostrando o quão incrível é uma Stratocaster Fender original

Fender Guitarra Elétrica Player Stratocaster – Quadro Pau Ferro – Explosão Solar de 3 Cores

Essa guitarra é uma ótima alternativa para alguns modelos que não são facilmente encontrados no Brasil, como a Guitarra Fender Stratocaster Classic Vibe 70s — além de outros modelos de Stratocaster Fender original.

Esse modelo da Fender está disponível na Amazon e chegará em sua casa rapidamente. Por que isso é importante? Porque devido à pandemia, a cadeia de produção de muitos produtos, incluindo as guitarras, foi afetada.

Muitos modelos estão em falta no mercado e a hipótese é de que retornem com um preço mais alto.

Sendo assim, essa é uma boa hora para você comprar a sua Stratocaster Fender Americana.

Com um design elegante, clássico e atemporal, essa guitarra é o sonho de consumo de muitos músicos.

Suas configurações garantem um som poderoso e colocarão as suas apresentações em outro nível.

Com corpo de Alder e acabamento brilhante, essa guitarra oferece um som poderoso e versátil.

O captador Humbucking Bridge e os captadores de bobina única no meio e pescoço criam uma combinação sonora incrível.

Dimensões da guitarra: 00 x 410 x 5 cm; 4.1 Quilogramas

Esse é um belo exemplo de guitarra Stratocaster vintage!

Fender Guitarra elétrica Player Stratocaster SSS, com 2 anos de garantia, 3 cores Sunburst, Pau Ferro Fingerboard
  • Corpo de amieiro com acabamento brilhante
  • Captadores Stratocaster de bobina única da série de três jogadores
  • Perfil moderno de pescoço em forma de C
  • 9. Skate de dedo com raio de 12,7 cm (5″)
  • Ponte tremolo de 2 pontos com selas de aço dobrado

Guitarra Stratocaster Tagima

Vamos começar falando das opções de Strato que a Tagima oferece. A Tagima é uma marca brasileira fundada em 1986. Ela foi fundada por Seizi Tagima, que deixou a empresa em 2007.

Trata-se de uma das marcas mais tradicionais do mercado musical — e um grande orgulho para a indústria brasileira, devido à grande qualidade dos seus produtos.

Por isso, vale muito a pena dar uma olhada nas guitarras Stratocaster Tagima.

Tagima Guitarra elétrica Olympic White MG-30 Memphis

Essa guitarra Strato da Tagima tem um excelente custo-benefício. Atualmente, é possível comprá-la na Amazon por menos de R$1000.

Sua cor clara é indicada para os guitarristas mais discretos, que não gostam dos instrumentos mais coloridos.

O tom de branco escolhido pela Tagima se aproxima de um creme (OWH). Isso garante que a guitarra não manche com facilidade, ou que pequenas sujeiras fiquem muito aparentes — o que normalmente é um problema de qualquer objeto muito branco.

Trata-se da opção certa para quem busca uma guitarra Stratocaster branca!

Todavia, também é possível adquiri-la em outras três cores. Nesse caso, é preciso consultar o estoque da loja.

A estrutura da guitarra é feita em Tília. Já o tampo é feito de Basswood.

Dimensões da guitarra: 100 x 410 x 5 cm

Peso: 4,1kg

Modelo Strato com 3 captadores single coils. Ponte tremolo com alavanca.

Essa é uma das opções de guitarra da linha Guitarra Stratocaster Memphis.

OFERTA!
Guitarra elétrica Olympic white MG-30 Memphis
  • Modelo strato com 3 captadores single coils. Ponte trêmolo com alavanca. Disponível em 4 cores, com escudo mint green.
  • Garantia: 90 dias
  • Marca do produto: Tagima
  • País de origem do produto: CN

Guitarra Stratocaster Tagima T635 (Black Classic)

Esse é um dos modelos mais populares da Tagima. Atualmente, a Strato Tagima T635 apresenta uma variedade de cores e acabamentos — e esse é o ponto que mais impacta o valor dessa guitarra.

A guitarra Stratocaster Tagima T635 Black Classic da Tagima é uma ótima opção de Guitarra Stratocaster preta.

Ela conta com tremolo, dois pivôs, alavanca, imã de alnico e tarraxas vintage. O imã de alnico é feito de uma liga metálica que conta com alumínio, níquel e cobalto. Ele é considerado um imã muito resistente à tração.

Dimensões da guitarra: 100 x 440 x 5 cm; Peso: 4.4 quilogramas.

A estrutura dessa guitarra é feita em Amieiro. O tampo é de Alder. A gola é de Maple (Shape C).

Essa guitarra faz parte da linha guitarra Stratocaster Sunburst da Tagima.

OFERTA!
GUITARRA TAGIMA T-635 BK C/TT- CLASSIC BK PRETO
  • Esta procurando qualidade, preço justo e uma vasta gama de instrumentos musicais? A Tagima é a melhor opção para você, com a linha de instrumentos musicais e equipamentos da Tagima você poderá desfrutar o prazer que a música pode trazer.

     

    CORPO: Alder

    BRAÇO: Maple

    ESCALA: Maple: Technical wood

    NUT (CAPO TRASTE): Osso 43 mm

    CAPTADORES: 3 Single coil standard de alnico

    CONTROLES: Chave de 5 posições, 1 controle de volume e 2 de tonal

Guitarra Elétrica T635 Metallic Red Classic Series Tagima

Variação do modelo anterior, essa guitarra Strato se diferencia pelos materiais da sua estrutura. Assim, a estrutura é de Amieiro.

Essa é uma bela Guitarra Stratocaster vermelha, com um belo acabamento brilhante (cor MR).

Dimensões do produto: 100 x 440 x 5 cm; Peso: 4.4 Quilogramas.

Uma curiosidade sobre essa guitarra é que ela está na lista das mais vendidas da Amazon ou Magalu!

Você pode comprá-la em até 10 vezes sem juros!

GUITARRA ELETRICA CLASSIC TAGIMA STRATO T-635 METALLIC RED ESCALA CLARA
  • Tremolo 2 pivôs, alavanca, imã de alnico e tarraxas vintage. Disponível em cinco cores.
  • Garantia: 90 dias
  • Marca do produto: TAGIMA
  • País de origem do produto: CN

Guitarra Stratocaster Tagima TG530

Os modelos guitarra Stratocaster Tagima TG530 são oferecidos em uma lista com muitas opções de design.

Comecemos falando do TG-530 Metallic Red Woodstock. Essa guitarra traz um design clássico, porém atemporal. Ideal para os guitarristas que querem imprimir o seu estilo nas apresentações.

O vermelho é a cor mais popular desse modelo, mas é possível encontrá-lo em seis outras opções de cores — com escudo mint green ou tortoise.

O tampo é Basswood e a gola é de Maple (Shape C).

Dimensões da guitarra: 100 x 450 x 5 cm; Peso: 4.5 Quilogramas.

Guitarra elétrica TG-530 Metallic red Woodstock Series Tagima
  • Modelo strato com 3 captadores single coils. Ponte trêmolo com alavanca e escala clara em Maple. Disponível em seis cores, com escudo mint green ou tortoise.
  • Garantia: 90 dias
  • Marca do produto: TAGIMA
  • País de origem do produto: CN

No products found.

Guitarra elétrica TG530 Black Woodstock Series Tagima

Uma das variações do modelo TG530 da Tagima. Essa é uma outra opção de Guitarra Stratocaster preta — também disponível em outras seis cores.

Sua estrutura é feita inteira em Basswood.

Dimensões da guitarra: 100 x 450 x 5 cm; Peso: 4.5 Quilogramas.

Guitarra Stratocaster Strinberg

A Strinberg é uma marca de instrumentos musicais bem estabelecida no mercado. No Brasil, ela é comercializada pela Sonotec.

Pesquisamos alguns modelos de guitarras Stratocaster da Strinberg para que você escolha a sua Strato!

Guitarra Strato STS-100 Preto STRINBERG

Esse modelo pode ser uma boa opção de guitarra para iniciantes, devido ao seu preço.

Atualmente, é possível comprar essa guitarra Strato por cerca de R$770, valor que pode ser parcelado sem juros. Trata-se de uma das guitarras mais acessíveis da nossa lista.

O corpo dessa guitarra é Basswood. Seu braço é de Maple.

Esse modelo preto com detalhe branco é feito com um efeito brilhante. Contudo, é possível encontrar essa Guitarra Stratocaster Strinberg em um modelo todo preto fosco.

Guitarra Strinberg STS100 Strato MBL Azul

Uma variação do modelo anterior que é uma excelente opção de guitarra Stratocaster azul!

As características desse produto são muito parecidas com o modelo citado antes. A diferença está na cor.

Aqui, temos uma bela Strato azul metálico com acabamento brilhante. Trata-se de uma opção de guitarra mais chamativa e moderna. Ideal para os guitarristas que não gostam ou não querem os modelos tradicionais.

Guitarra Stratocaster Squier

A Squier é uma marca que pertence à Fender. Então, os modelos dessa empresa podem ser a sua chance de ter uma guitarra fender americana!

Squier Affinity Stratocaster FMT HSS Sienna Sunburst

A Squier Affinity Stratocaster Sienna Sunburst é uma guitarra elétrica de alto desempenho e qualidade.

Com acabamento em sunburst sienna, é uma guitarra versátil que atende tanto a iniciantes quanto a músicos mais experientes.

Com uma construção sólida, o instrumento oferece um som limpo e equilibrado. A Squier Affinity Stratocaster Sienna Sunburst é a escolha ideal para aqueles que procuram uma guitarra de qualidade a um preço acessível.

Dimensões da guitarra: 86.36 x 38.1 x 10.16 cm; Peso: 4.54 Quilogramas.

Seu corpo é feito de Álamo.

  • 1 captador Humbucking – Sienna Sunburst;
  • 2 captadores de bobina única;
  • Placa de dedo de bordo.

Stratocaster Bullet Squier: HT

A Squier Bullet Stratocaster HT é uma guitarra elétrica compacta e fácil de transportar.

Com acabamento em branco, é ideal para iniciantes e músicos que procuram uma guitarra versátil e de alta qualidade!

A cor marrom (‎Brown Sunburst) é um tom sóbrio e elegante. Ideal para guitarristas mais discretos.

Esse design é muito popular em músicos que tocam Sertanejo, Country e Blues.

Dimensões da guitarra: 112.01 x 37.85 x 10.16 cm; 4.54 kg.

A estrutura dessa guitarra é feita em Álamo. A gola é em Acer.

Trata-se de uma excelente opção de Guitarra elétrica Stratocaster, pois além da ótima reputação da marca, a Amazon oferece condições de pagamentos especiais.

Guitarra Stratocaster Ibanez

Antes de falarmos da guitarra superstrato Ibanez, é importante conhecer um pouco mais sobre essa marca tão importante.

A Ibanez é a grande marca japonesa de instrumentos musicais. Sendo assim, ela tem grande penetração no mercado asiático e concorre fortemente com as marcas estadunidenses de guitarra.

Trata-se de uma das marcas mais relevantes no cenário mundial. Agora, vamos conhecer algumas opções de guitarras Stratocaster que a Ibanez lançou recentemente?

Ibanez GRG

Esse é um dos modelos com design mais inovador desta nossa lista. O acabamento em preto e vermelho confere personalidade ao instrumento e com certeza fará com que o seu guitarrista se destaque no palco.

Sua estrutura e seu corpo são feitos de Álamo. A gola é feita de Ácer.

Dimensões da guitarra: 45.72 x 25.4 x 106.68 cm; Peso: 3.5 Quilogramas

Se você não gostar da combinação de preto com vermelho, saiba que é possível encontrá-la em outras opções de cores.

Uma delas é a belíssima GRC preta (Preto plano).

Guitarra Stratocaster: preço

Como você deve ter notado, existem muitas opções de preços para uma guitarra Stratocaster. Aqui, buscamos listar as opções mais populares nos sites de compras.

Um dos nossos critérios foi a disponibilidade das guitarras no mercado brasileiro, assim como a facilidade da sua manutenção e, claro, a credibilidade dos vendedores.

Por isso, é natural que os modelos mais caros ficassem de fora. Em muitos casos, o que torna uma guitarra Stratocaster cara é o seu preço em dólar, que acaba fazendo muita diferença para quem vai importar o produto.

Então, é importante que você saiba que existem guitarras muito mais caras do que os modelos listados. Questões como a raridade dos instrumentos, se fazem parte de uma linha comemorativa etc. podem impactar o seu valor.

Contudo, as guitarras sugeridas neste artigo são excelentes opções pensando no custo-benefício.

Além de serem todas de marcas conhecidas e reconhecidas mundialmente, é muito fácil customizá-las e encontrar peças de reposição.

Ademais, mesmo os modelos mais caros podem ser parcelados em até 10 vezes, o que torna investimento muito mais acessível!

Vale a pena comprar guitarra Stratocaster usada?

Homem tocando uma guitarra Stratocaster preta com detalhe branco
Comprar guitarra Stratocaster usada pode ser mau negócio. Fonte: Freepik

Você já deve ter visto anúncios do tipo “guitarra fender Stratocaster OLX” ou “guitarra Stratocaster mercado livre”, não é mesmo?

Com a internet, ficou muito mais fácil para as pessoas comprarem e venderem produtos usados, como guitarras seminovas. Mas, será que esse negócio sempre é uma boa ideia? A resposta é: depende.

Estado de conservação  

Pela internet, é muito difícil entender qual é o verdadeiro estado de conservação da guitarra. Caso o vendedor não seja uma pessoa cuidadosa, é provável que você adquira um produto riscado, manchado e com chances de dar problema.

É verdade que a aparência da guitarra não interfere na qualidade do seu som. Todavia, você se sentirá bem tocando um instrumento feio?

Guitarra Stratocaster Canhoto: independentemente se a sua compra for de uma guitarra nova ou usada, lembre-se de verificar se o instrumento é para destros ou canhotos.

Preço

Em muitos casos, quem está vendendo a guitarra Strato precisa de dinheiro. Nesse caso, o vendedor não dará muita margem de negociação, pois, caso ele abaixe muito o preço do negócio, terá prejuízo.

Além disso, caso a guitarra esteja em perfeito estado, é natural que o vendedor não ache justo dar grandes descontos.

O problema dessa situação é que ela torna a compra de um produto usado pouco viável.

Condições de pagamento

No site da Amazon, é possível parcelar a compra em várias prestações. Isso torna o sonho da compra da sua Stratocaster muito mais possível.

Ao comprar de uma pessoa física, em sites como o OLX, nem sempre é possível fazer o parcelamento — e nem todo mundo tem dinheiro para comprar à vista.

Garantia

Todos os produtos citados neste artigo têm no mínimo 90 dias de garantia. Isso traz muita segurança para os compradores, pois caso o instrumento apresente qualquer defeito é possível acionar os fabricantes para corrigir as falhas.

Por lei, a garantia também vale para os acessórios ou quaisquer componentes da sua guitarra.

Na compra de um produto usado, isso não ocorre. Na verdade, em alguns casos o vendedor até orienta o comprador a trocar determinados componentes — o que encarece a compra.

Golpes

Não podemos generalizar e dizer que todos os marketplaces, como a OLX, não são seguros. Todavia, também não podemos ignorar que existem golpistas nessas plataformas.

No começo deste ano, um idoso teve um prejuízo de R$ 20 mil ao comprar um carro que não existia usando a OLX.

O Jornal Diário do Aço, de Minas Gerais, listou dezenas de casos em que pessoas foram enganadas comprando os mais diversos itens pela OLX.

A situação é tão comum que a própria plataforma mantém uma página dedicada a identificar os golpes conhecidos.

Sendo assim, avalie bem se vale a pena correr o risco de comprar uma guitarra Stratocaster por uma plataforma conhecida por dar problemas.

Se mesmo assim você estiver disposto a arriscar, lembre-se de nunca conversar com os vendedores pelo WhatsApp. Toda a negociação deve ocorrer dentro da plataforma da OLX para reduzir os riscos.

Tempo de entrega

Uma das grandes vantagens da Amazon é que ela consegue entregar seus produtos em questão de dias. Em alguns casos, horas, se você morar em uma grande cidade.

Isso pode ser útil, caso você precise da sua guitarra para uma aula, show ou se está muito ansioso para ter o seu instrumento.

Conclusão

A guitarra Stratocaster é um ícone da história moderna da música. Trata-se de um produto que foi resultado do trabalho e pesquisa de muitas pessoas, inclusive aqueles que antecederam Leo Fender.

A Fender, aliás, escreveu um capítulo muito bonito na indústria do entretenimento. Ao popularizar a guitarra elétrica, ela inspirou milhões de jovens a entrarem na música.

Ainda que muitos não tenham se tornado estrelas do Rock, essas pessoas desenvolveram um hobby incrível, criaram laços com seus amigos, familiares e se desenvolveram culturalmente.

Não por acaso, o número de pessoas que sonha em ter uma guitarra Stratocaster é tão grande. Além de ser versátil e indicada para todos os estilos musicais, ela é um pedaço da história da música.

Com o passar dos anos, muitas marcas desenvolveram ótimos modelos de guitarra Stratocaster. Muitos deles foram citados neste artigo.

Sendo assim, não há razão para que você não pesquise e não compre a sua guitarra Stratocaster!

Se você está dando seus primeiros passos no mundo da música e precisa de ajuda para comprar a sua primeira guitarra, não deixe de ler este artigo: Guitarra para iniciantes: tudo o que você precisa saber antes de comprar!

2 comentários em “Guitarra Stratocaster: tudo o que você sempre quis saber sobre o modelo”

  1. Pingback: Guitarra para iniciantes: Existe opção boa e barata em 2023?

  2. Pingback: Guitarra Tagima: Sua história e melhores modelos para comprar!

Deixe um comentário